Desaceleração no Crescimento do Setor de Serviços no Brasil - Investimentos e Notícias Desaceleração no Crescimento do Setor de Serviços no Brasil - Investimentos e Notícias
Mercado

Desaceleração no Crescimento do Setor de Serviços no Brasil

  • 06/01/2025 - 11h00
  • Atualizado 6 meses atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

O setor de serviços no Brasil registrou em dezembro o menor crescimento do ano, com algumas empresas reportando uma demanda mais fraca, enquanto os custos de insumos sofreram o maior aumento em quase dois anos e meio, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) da S&P Global.

O PMI de serviços caiu a 51,6 no mês passado, ante 53,6 em novembro, no segundo mês consecutivo de queda, mas seguindo acima da leitura de 50 que separa crescimento de contração.

No pico do ano, em julho, o indicador marcou 56,4.

A pesquisa mostrou que a captação de novos negócios no setor subiu em dezembro pelo 15º mês seguido, mas a taxa de crescimento foi a mais baixa desde agosto.

Já a confiança nos negócios entre as empresas de serviços, um sinalizador da atividade futura, caiu ao seu nível mais baixo em mais de três anos e meio, com entrevistados apontando preocupação com as perspectivas de crescimento.

Os custos dos insumos comprados pelos fornecedores de serviços sofreram em dezembro a maior alta em 29 meses, movimento que as empresas do setor atribuíram à desvalorização do real e ao aumento das despesas com salários. Diante do aumento nas despesas, os preços cobrados pelo setor tiveram a maior alta desde agosto, marcando o 50º mês seguido de aumento.

“As pressões elevadas sobre os custos parecem ter levado as empresas a adotar uma postura mais cautelosa em relação à atividade de serviços”, disse Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence. “Além disso, os clientes se tornaram mais prudentes com seus gastos, pois a inflação dos preços aumentou e os custos de empréstimos permaneceram altos.”

Apesar da desaceleração da atividade, o emprego no setor de serviços teve a maior taxa de expansão desde agosto no mês passado, com empresas citando medidas de reestruturação, resiliência da demanda e conquista de novos clientes.

Os serviços, setor com maior peso no Produto Interno Bruto, impulsionaram a atividade econômica em 2024, favorecidos por um desemprego em mínima recorde e pelo aumento da renda. O aquecimento do setor levantou preocupações com a aceleração da inflação, em meio ao ciclo de aperto da política monetário pelo Banco Central.

O PMI Composto, que abarca também a produção industrial, caiu de 53,5 em novembro para 51,5 em dezembro, também o dado mais fraco do ano.

Mercado

Lucro do Morgan Stanley (MS) Supera Expectativas no Segundo Trimestre com Aumento na Receita de Negociações

O lucro do Morgan Stanley superou as estimativas de Wall Street no segundo trimestre, uma vez que seus operadores lucraram com a volatilidade dos mercados, refletindo os resultados de seus rivais. A receita de negociação de ações cresceu 23%, enquanto a receita de renda fixa subiu 9%, informou o Morgan Stanley nesta quarta-feira, conforme a […]

Mercado

Abertura da Bolsa Paulista: Impasse Comercial e Fiscal Influenciam Mercado Brasileiro

A bolsa paulista abriu sem viés claro nesta quarta-feira, em sessão marcada pelo vencimento de opções sobre o Ibovespa e após uma sequência de sete quedas consecutivas, enquanto agentes financeiros monitoram temas comerciais e fiscais domésticos. O mercado acompanha o impasse entre governo e Congresso sobre o IOF, após audiência de conciliação terminar sem acordo, […]

Mercado

Minério de Ferro Sobe com Fortalecimento dos Laços Austrália-China; BHP, Rio Tinto e Fortescue em Foco

Os contratos futuros do minério de ferro subiram nesta quarta-feira, impulsionados pelo fortalecimento dos laços entre a Austrália, maior produtora de minério, e a China, maior mercado consumidor do ingrediente siderúrgico. Os ganhos de preço, no entanto, seguem limitados por preocupações com a persistente fraqueza do setor imobiliário chinês. O contrato de setembro do minério […]

Mercado

Neoenergia (NEOE3) Firma Parceria com Nexus Manganês para Autoprodução de Energia Eólica no Complexo Chafariz

A Neoenergia informou nesta quarta-feira que celebrou contratos com a Nexus Manganês para implementação de autoprodução de energia eólica. Em fato relevante, a companhia disse que a operação envolve a compra, pela Nexus, de participação de 6,9% do capital do empreendimento Canoas 3, que integra o complexo eólico Chafariz, de sua subsidiária Neoenergia Renováveis. Também […]