Discussões no Banco do Japão sobre Aumento da Taxa de Juros - Investimentos e Notícias Discussões no Banco do Japão sobre Aumento da Taxa de Juros - Investimentos e Notícias
Mercado

Discussões no Banco do Japão sobre Aumento da Taxa de Juros

  • 29/01/2025 - 07h40
  • Atualizado 5 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

Os membros da diretoria do Banco do Japão discutiram como usar as estimativas sobre a taxa de juros neutra da economia para determinar novos aumentos nos custos de empréstimos, com um deles dizendo que a taxa básica ainda está longe desse nível, segundo a ata da reunião de dezembro.

Outro membro questionou se era apropriado usar estimativas baseadas em dados do prolongado período de deflação do Japão para determinar o momento de futuros aumentos da taxa de juros, de acordo com a ata divulgada nesta quarta-feira.

“Se a taxa de juros se aproximar da taxa neutra, o Banco do Japão precisaria desacelerar o ritmo de aumento dos juros para examinar cuidadosamente como a economia e os preços reagiriam”, disse um dos membros segundo a ata.

“Nesse momento, entretanto, a taxa de juros ainda está longe de ser neutra. Portanto, é desejável aumentar as taxas em tempo hábil”, disse o membro citado, sugerindo que o banco central tinha espaço para aumentar os custos dos empréstimos várias vezes no ciclo atual.

As falas destacam a intensificação do debate dentro do Banco do Japão sobre até que ponto ele deve aumentar os custos dos empréstimos, já que a inflação superou sua meta de 2% por quase três anos e os aumentos salariais estão se ampliando devido à escassez de mão de obra.

O banco central japonês manteve a taxa de juros na reunião de 18 e 19 de dezembro, considerando que precisava de mais tempo para analisar a evolução dos salários e a política econômica dos Estados Unidos. Posteriormente, aumentou os juros de 0,25% para 0,5% em janeiro.

Ibovespa

Fechamento Ibovespa: Queda de 1,31% com Ameaça de Tarifas dos EUA, Impacto em Itaú Unibanco (ITUB4), Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4)

O Ibovespa encerrou o dia em baixa, pressionado pela ameaça do presidente dos Estados Unidos de aumentar as tarifas comerciais contra o Brasil. As principais ações do índice contribuíram para um movimento de realização de lucros. Após o fechamento da bolsa, foi anunciada uma tarifa de 50% para produtos brasileiros. O Ibovespa, principal índice do […]

Mercado

Wall Street Fecha em Alta com Expectativas de Cortes nas Taxas de Juros; Destaque para Nasdaq e Nvidia (NVDA)

Os índices de Wall Street fecharam em alta nesta quarta-feira, depois que a ata da reunião do Federal Reserve alimentou esperanças de que as pressões inflacionárias das tarifas do presidente norte-americano, Donald Trump, não inviabilizarão cortes na taxa de juros este ano, e o índice de tecnologia Nasdaq liderou os ganhos, conforme a Nvidia atingiu […]