Exportação de Soja do Brasil em Fevereiro Pode Ser Impactada por Chuvas - Investimentos e Notícias Exportação de Soja do Brasil em Fevereiro Pode Ser Impactada por Chuvas - Investimentos e Notícias
Mercado

Exportação de Soja do Brasil em Fevereiro Pode Ser Impactada por Chuvas

  • 05/02/2025 - 10h42
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

A exportação de soja do Brasil foi estimada em 9,77 milhões de toneladas em fevereiro, o que seria um leve crescimento ante o volume do mesmo mês do ano passado, de acordo com projeção da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que fez um alerta de que chuvas podem alterar as previsões ao longo do período.

Em fevereiro de 2024, o Brasil exportou 9,60 milhões de toneladas, segundo a Anec. O mês marca o início efetivo da exportação da nova safra, cuja colheita está atrasada em meio a chuvas em Mato Grosso, principal produtor.

“A alta frequência de chuvas tem atrasado a colheita em parte do país. No Mato Grosso, as precipitações recorrentes dificultam os trabalhos no campo e impactam a qualidade dos grãos colhidos”, afirmou a Anec, em relatório.

“Além disso, a logística é comprometida, uma vez que o escoamento da safra ocorre, em muitos casos, por estradas não pavimentadas, que ficam em condições inviáveis para manter um bom fluxo de transporte”, acrescentou.

A programação de navios para fevereiro nos portos brasileiros aponta uma estimativa de 11,2 milhões de toneladas, número que poderá passar por revisões ao longo do período. Nem todo volume previsto no “line-up” costuma ser embarcado.

“Do ponto de vista prático da exportação, essas chuvas frequentes não afetam somente a nossa produção, mas comprometem o tempo de operação de carregamento de navios nos portos afetados, o que pode reduzir o volume embarcado ao longo do mês”, afirmou a associação.

Os porões dos navios são fechados e os embarques interrompidos, quando chove.

Mercado

Direcional Engenharia (DIRR3) Otimista com Incremento na Demanda devido a Mudanças Econômicas

A Direcional Engenharia espera ver um incremento na demanda apoiado pela recente mudança na faixa de isenção do Imposto de Renda, pelos novos subsídios do FGTS e também pela elevação do teto de financiamento do programa Minha Casa Minha Vida, disseram executivos durante teleconferência com analistas após o balanço do terceiro trimestre. De acordo com […]

Mercado

Taxas dos DIs Estáveis no Brasil Enquanto Rendimentos dos Treasuries Sobem Após Fim de Paralisação nos EUA

As taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) oscilam perto dos ajustes da véspera nesta quinta-feira, enquanto no exterior os rendimentos dos Treasuries sobem após o presidente dos EUA, Donald Trump, sancionar o projeto que encerra a paralisação do governo norte-americano. Às 10h30, a taxa do DI para janeiro de 2028 estava em 12,875%, igual ao ajuste […]

Mercado

Banco do Brasil (BBAS3) Corta Previsão de Lucro para 2025 Após Queda no 3º Trimestre

A bolsa paulista abria sem um viés claro nesta quinta-feira, com agentes financeiros repercutindo resultados corporativos, incluindo o balanço do Banco do Brasil, que cortou sua previsão para o lucro de 2025 após queda de 60% no lucro no 3º trimestre. Às 10h08, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, mostrava estabilidade, a 157.632,09 pontos. […]