Mercado

Fechamento de Fábrica de Pás Eólicas da GE Vernova em Suape

  • 11/02/2025 - 09h40
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

A GE Vernova fechará a fábrica de pás eólicas da LM Wind Power em Suape (PE) devido à queda da demanda no mercado latino-americano, em medida que impactará 1.000 funcionários, em novo desdobramento da crise da indústria eólica nacional.

“Esta foi uma decisão difícil, e estamos totalmente comprometidos em apoiar nossos funcionários impactados e faremos tudo o que pudermos para fornecer a eles benefícios abrangentes de rescisão e transição”, disse um porta-voz da LM Wind Power, em nota.

Medidas de apoio aos afetados

  • Pagamento de indenização
  • Continuação dos benefícios por um período definido
  • Serviços de transição de carreira
  • Apoio à recolocação

O fechamento expõe a situação difícil enfrentada pela cadeia de energia eólica no Brasil nos últimos anos, com desaceleração do crescimento da fonte renovável em função do cenário de sobreoferta de energia no país e maior concorrência com projetos de energia solar fotovoltaica.

A instalação de novas usinas eólicas no país caiu mais de 30% em 2024, para 3,3 gigawatts (GW) de potência. A expectativa é de que a conjuntura desfavorável perdure até 2026, com retomada a partir de 2027, na avaliação da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

A demanda baixa para novos empreendimentos eólicos nos últimos dois anos vêm afetando a cadeia de fornecedores, que passaram a ter dificuldades para manter suas operações sem ter um fluxo constante de encomendas.

A GE anunciou em 2022 que suspenderia a produção de novas turbinas eólicas no Brasil. No ano seguinte, a Siemens Gamesa também paralisou sua fábrica de aerogeradores na Bahia.

A situação estimulou um movimento de importação de turbinas eólicas para atender a encomendas locais, o que gerou insatisfação de empresas que permaneceram em atividade no Brasil, como a dinamarquesa Vestas.

O fechamento das fábricas nacionais de turbinas também levou a uma crise na brasileira Aeris Energy, empresa fundada pela família Negrão que é concorrente da LM Wind Power na fabricação de pás eólicas.

Com apenas um cliente na carteira, a Aeris acertou acordo de suspensão de cobranças (“standstill”) com credores e busca maneiras de reestruturar suas dívidas.

Mercado

Votorantim Cimentos Anuncia Lucro Líquido Ajustado de R$2,17 Bilhões em 2024, Impactado por Volatilidade de Juros

A Votorantim Cimentos anunciou nesta quarta-feira que teve lucro líquido ajustado de R$2,17 bilhões em 2024, 17% abaixo do obtido um ano antes, pressionado em parte por impacto da volatilidade de juros sobre o resultado financeiro, segundo balanço da maior produtora de cimento do Brasil. A companhia teve um volume de vendas praticamente estável, subindo […]