Futuros dos Índices de Ações dos EUA Sobem com Expectativas sobre Políticas do Governo Trump - Investimentos e Notícias Futuros dos Índices de Ações dos EUA Sobem com Expectativas sobre Políticas do Governo Trump - Investimentos e Notícias
Mercado

Futuros dos Índices de Ações dos EUA Sobem com Expectativas sobre Políticas do Governo Trump

  • 03/01/2025 - 09h00
  • Atualizado 6 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

Os futuros dos principais índices de ações dos EUA subiam nesta sexta-feira, com investidores aguardando mais dados sobre a saúde da economia e se preparando para prováveis mudanças de política sob o novo governo Trump.

Às 07h40 (horário de Brasília), o Dow E-minis subia 85 pontos, ou 0,20%, o S&P 500 E-minis subia 16,25 pontos, ou 0,27%, e o Nasdaq 100 E-minis subia 85,25 pontos, ou 0,40%.

Wall Street teve um início de ano difícil, com todos os três principais índices apagando os ganhos iniciais e fechando em baixa pela quarta sessão consecutiva na quinta-feira, contrariando uma tendência histórica em que os mercados se recuperam nas últimas cinco sessões de dezembro e nas duas primeiras sessões de janeiro.

O índice de referência S&P 500 e o índice Dow estão a caminho de quedas semanais de mais de 1% cada, enquanto o índice Nasdaq, de alta tecnologia, deve registrar uma queda de cerca de 2%. As ações de tecnologia, que lideraram grande parte da recuperação nos últimos dois anos, sofreram a maior queda.

Os analistas apontam para a incerteza em relação às políticas que o novo governo do presidente dos EUA, Donald Trump, poderá implementar. O Congresso recém-eleito deverá iniciar sua primeira sessão na sexta-feira e Trump tomará posse em 20 de janeiro.

As propostas de Trump para reduzir os impostos corporativos, flexibilizar as regulamentações, impor tarifas e reprimir a imigração ilegal podem impulsionar a lucratividade das empresas e a economia, mas também ameaçam estimular a inflação e impedir o ritmo da flexibilização monetária.

O rendimento da nota do Tesouro de 10 anos está fixado próximo ao nível psicológico de 4,5% e, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group, os investidores veem o Federal Reserve reduzindo as taxas de juros em cerca de 50 pontos-base este ano, conforme dados continuam a sinalizar a resiliência da economia.

Mais tarde no dia, os mercados analisarão o relatório do ISM sobre a atividade manufatureira de dezembro, antes de um dado importante sobre o nível de emprego a ser divulgado na próxima semana.

Também estão previstos comentários do presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, o primeiro entre os formuladores de política monetária a comentar as perspectivas econômicas deste ano.

Mercado

Nvidia (NVDA) Planeja Aumentar Fornecimento de Chips H20 para a China Após Reversão de Restrição de Exportação

A Nvidia aumentará o fornecimento de chips H20 em conformidade com a China nos próximos meses e buscará levar semicondutores mais avançados para o segundo maior mercado de tecnologia do mundo, disse o presidente-executivo Jensen Huang em um evento em Pequim. As declarações de Huang foram feitas depois que a empresa mais valiosa do mundo […]

Mercado

Lucro do Morgan Stanley (MS) Supera Expectativas no Segundo Trimestre com Aumento na Receita de Negociações

O lucro do Morgan Stanley superou as estimativas de Wall Street no segundo trimestre, uma vez que seus operadores lucraram com a volatilidade dos mercados, refletindo os resultados de seus rivais. A receita de negociação de ações cresceu 23%, enquanto a receita de renda fixa subiu 9%, informou o Morgan Stanley nesta quarta-feira, conforme a […]

Mercado

Abertura da Bolsa Paulista: Impasse Comercial e Fiscal Influenciam Mercado Brasileiro

A bolsa paulista abriu sem viés claro nesta quarta-feira, em sessão marcada pelo vencimento de opções sobre o Ibovespa e após uma sequência de sete quedas consecutivas, enquanto agentes financeiros monitoram temas comerciais e fiscais domésticos. O mercado acompanha o impasse entre governo e Congresso sobre o IOF, após audiência de conciliação terminar sem acordo, […]

Mercado

Minério de Ferro Sobe com Fortalecimento dos Laços Austrália-China; BHP, Rio Tinto e Fortescue em Foco

Os contratos futuros do minério de ferro subiram nesta quarta-feira, impulsionados pelo fortalecimento dos laços entre a Austrália, maior produtora de minério, e a China, maior mercado consumidor do ingrediente siderúrgico. Os ganhos de preço, no entanto, seguem limitados por preocupações com a persistente fraqueza do setor imobiliário chinês. O contrato de setembro do minério […]