Governo anuncia a chegada do Pix Crédito Governo anuncia a chegada do Pix Crédito
Mercado

Governo anuncia a chegada do Pix Crédito

  • 22/02/2023 - 16h58
  • Atualizado 3 meses atrás
  • 3 min de leitura

O Pix tem caído nas graças dos brasileiros a cada dia. Com o novo formato de pagamento, os consumidores passaram a contar com uma ferramenta mais ágil e prática para a realização de transferências bancárias e pagamentos.

Após seu lançamento, em 2020, outros serviços relacionados ao Pix foram anunciados pelo Banco Central,  como é o caso das opções de Saque e Troco.

A modalidade tem passado por constantes mudanças e a novidade anunciada agora pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é a chegada do Pix Crédito.

Segundo o ministro, a intenção do novo recurso é fazer com que as instituições financeiras consigam oferecer crédito aos clientes por meio de um método mais eficiente.

O Governo não deu maiores informações de como se apresentará a proposta em específico, mesmo porque, ainda há ajustes finais a serem feitos. Por hora, o BC tem apenas promovido fóruns que tratam e discutem o assunto.

Vale lembrar que o Pix libera a criação de até cinco chaves que podem ser utilizadas em diferentes bancos. Com isso, o usuário consegue realizar transferências de dinheiro de forma instantânea.

Com a ferramenta, a pessoa não precisa pagar taxas, diferentemente dos modelos de TED e DOC, nos quais existe a cobrança de taxa de pelo menos R$ 15, além da limitação de horário para as transferências.

Ou seja, ao que tudo indica, o Pix Crédito deve ser mais um ponto forte entregue pelo Banco Central.

Outros serviços semelhantes

Os bancos têm se antecipado à solução e lançado seus próprios serviços parecidos com a novidade do BC, sendo que o mais popular entre eles é o Pix no Crédito do Nubank.

Com ele, os clientes do banco digital podem usar o limite do cartão de crédito para realizar as transferências. A ferramenta serve para que os usuários façam suas transações mesmo quando não há dinheiro disponível na conta.

Ainda de acordo com Haddad, o Pix nos moldes do Banco Central será parecido. O ministro da Fazenda afirma que futuramente o recurso será um instrumento de crédito para os brasileiros.

Analistas também apontam que a vantagem estará nas maiores possibilidades de acesso ao crédito pelos cidadãos brasileiros. Além disso, os vendedores poderão receber o valor de forma imediata.

Há ainda a expectativa de que com o Pix Crédito os consumidores consigam parcelar suas transações.

Esse formato já é uma realidade para alguns bancos. Desde março do ano passado, o Santander oferece o serviço aos seus clientes. Enquanto que o Itaú deve implementar a ferramenta nos próximos meses.

Mercado

CMN Aprova Novas Regras para Financiamentos Sustentáveis no Programa Eco Invest

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira resolução que ajusta regras para financiamentos do programa Eco Invest, voltado a investimentos sustentáveis, além de regulamentar uma linha de estruturação de projetos. O CMN é formado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e pela ministra do Planejamento e Orçamento, […]

Mercado

Netflix (NFLX) Supera Expectativas de Wall Street e Projeta Crescimento de Receita

A Netflix superou as expectativas de Wall Street em seu resultado trimestral e ofereceu uma perspectiva otimista para receita nesta quinta-feira, sinalizando confiança em meio à incerteza econômica em torno das tarifas anunciadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump. A gigante do streaming também disse que seu cofundador, Reed Hastings, se tornou presidente não-executivo do conselho, […]

Mercado

L’Oreal Supera Expectativas com Aumento de Vendas no Primeiro Trimestre, Impulsionada por Forte Demanda na Europa

A L’Oreal reportou um aumento de 3,5% nas vendas mesmas lojas do primeiro trimestre nesta quinta-feira, superando expectativas de um crescimento mais lento, com a forte demanda por seus cremes faciais e perfumes na Europa ajudando a compensar as condições desafiadoras nos Estados Unidos. O grupo de cosméticos francês, proprietário das marcas Maybelline e Kiehl’s, […]