Greve da Receita Federal Impacta Arrecadação Tributária - Investimentos e Notícias Greve da Receita Federal Impacta Arrecadação Tributária - Investimentos e Notícias
Mercado

Greve da Receita Federal Impacta Arrecadação Tributária

  • 03/02/2025 - 17h40
  • Atualizado 5 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

A greve da Receita Federal por reajuste salarial está emperrando os esforços do governo para aumentar a arrecadação por meio de transações tributárias, com quase 15 bilhões de reais pendentes no ano passado devido à paralisação.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que conta fortemente com o aumento da arrecadação para melhorar as contas públicas, projetou 31 bilhões de reais em transações tributárias no projeto de lei orçamentária deste ano, que ainda precisa de aprovação do Congresso.

A meta tem sido encarada com ceticismo, uma vez que uma projeção de igual valor foi feita para 2024, mas o governo terminou o ano arrecadando apenas uma fração do total — 5,4 bilhões de reais.

O cenário aprofunda as incertezas fiscais em um momento de aumento dos riscos externos devido às políticas comerciais de Donald Trump e de desaceleração do crescimento econômico doméstico sob a política monetária restritiva.

O Sindifisco Nacional (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal) disse que 14,6 bilhões de reais em transações tributárias estavam em fase final de conclusão no final do ano passado, mas permanecem travados devido à greve iniciada no fim de novembro.

O montante supera os 13 bilhões de reais que o governo arrecadou em todo o ano de 2024 com uma mudança na tributação de fundos de investimento fechados, uma medida que enfrentou dificuldades para ser aprovada no Congresso e que buscava reduzir benefícios para os mais ricos.

“Os auditores fiscais têm pressa para retornarem ao trabalho, pois são evidentes os impactos na economia brasileira e não queremos que mais externalidades negativas ocorram,” disse o presidente do sindicato, Dão Real.

“Mas esperamos mais empenho do Ministério da Fazenda para pressionar o Ministério da Gestão e da Inovação a cumprir o que foi acordado com o Sindifisco Nacional e negociar a recomposição das perdas acumuladas.”

O sindicato demanda reajuste salarial pela inflação desde 2016, período em que o avanço acumulado do IPCA superou 50%.

Ambos os ministérios não responderam imediatamente aos pedidos de comentário, enquanto a Receita Federal afirmou que não comentaria a greve.

Ibovespa

Fechamento Ibovespa: Queda de 1,31% com Impacto nas Ações do Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Vale (VALE3), Petrobras (PETR4), Magazine Luiza (MGLU3) e Embraer (EMBR3) devido a Tarifas dos EUA

O Ibovespa encerrou o dia em baixa, influenciado pela ameaça do presidente dos Estados Unidos de aumentar as tarifas comerciais contra o Brasil. As ações de grandes empresas contribuíram para um movimento de realização de lucros. Após o fechamento do mercado, foi anunciada uma tarifa de 50% para produtos brasileiros. O Ibovespa, principal índice do […]

Mercado

Nvidia (NVDA) Alcança Valuation de US$4 Trilhões e Impulsiona Alta em Wall Street

Os índices de Wall Street fecharam em alta nesta quarta-feira, com o índice de tecnologia Nasdaq na liderança, conforme a Nvidia atingiu brevemente uma “valuation” de US$4 trilhões e a ata da reunião do Federal Reserve alimentou esperanças de que as pressões inflacionárias das tarifas do presidente norte-americano, Donald Trump, não inviabilizarão cortes na taxa […]