Mercado

Hackers Chineses Invadem Sistema do Departamento do Tesouro dos EUA

  • 02/01/2025
Escrito por: Reuters

Hackers do governo da China invadiram o sistema do escritório do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos que administra sanções econômicas, informou o jornal The Washington Post na quarta-feira, identificando os alvos de um ataque cibernético que o Tesouro divulgou nesta semana.

Citando autoridades norte-americanas não identificadas, o The Washington Post disse que os hackers comprometeram o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros e o Escritório de Pesquisa Financeira e também visaram o escritório da secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen.

Nesta semana, o departamento divulgou em uma carta a parlamentares que os hackers roubaram documentos não confidenciais em um “incidente grave”. O Tesouro não especificou quais usuários ou departamentos foram afetados.

Questionado sobre a reportagem, Liu Pengyu, porta-voz da embaixada da China em Washington, disse que a alegação “irracional” dos EUA é “sem qualquer base factual” e representa “ataques de difamação” contra Pequim.

A declaração disse que a China “combate todas as formas de ataques cibernéticos” e não abordou diretamente a reportagem do The Washington Post sobre alvos específicos.

O Departamento do Tesouro não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários sobre a reportagem.

O The Washington Post citou suas fontes dizendo que uma das principais áreas de interesse do governo chinês seriam as entidades chinesas que o governo norte-americano pode estar considerando designar para sanções.

Entidades Alvo de Sanções

  • Empresas chinesas
  • Indivíduos chineses
  • Entidades chinesas

Empresas, indivíduos e entidades chinesas têm sido alvo frequente das sanções dos EUA, que Washington tem usado como uma ferramenta fundamental em sua política externa.

Os Estados Unidos consideram a China seu maior adversário em termos de política externa e, no mês passado, Yellen disse que Washington não descartaria a possibilidade de aplicar sanções aos bancos chineses, à medida que busca reduzir a receita de petróleo da Rússia e o acesso a suprimentos estrangeiros para fomentar sua guerra na Ucrânia.

Mercado

Crescimento nas Importações de GNL pela China em 2024

As remessas de gás natural liquefeito (GNL) para a China, maior compradora do mundo do combustível fóssil, cresceram para o patamar mais alto em três anos em 2024, mas ficaram abaixo das previsões de que bateriam um novo recorde, segundo dados oficiais neste sábado. As importações chinesas de GNL cresceram 7,7%, para 76,65 toneladas, segundo […]

Mercado

Substituição na Presidência Executiva da Telefônica

O fundo de investimentos estatal espanhol Sepi propôs substituir o presidente executivo da Telefônica, José María Álvarez-Pallete, que lidera a empresa desde 2016, disse neste sábado uma fonte com conhecimento do assunto. O candidato para substituir Álvarez-Pallete é Marc Murtra, atualmente o presidente executivo da empresa de defesa Indra, cujo maior acionista é o Sepi, […]

Mercado

Janet Yellen anuncia medidas para evitar calote nos EUA

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que o governo atingirá seu limite legal de empréstimos na próxima terça-feira e que começará a empregar “medidas extraordinárias” para evitar a violação deste nível e o risco de possível calote. Em carta enviada nesta sexta-feira a líderes do Congresso norte-americano, Yellen disse que o […]