Ibovespa Cai com Anúncio de Candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026 - Investimentos e Notícias Ibovespa Cai com Anúncio de Candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026 - Investimentos e Notícias
Mercado

Ibovespa Cai com Anúncio de Candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência em 2026

  • 05/12/2025 - 15h41
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 2 min de leitura

O Ibovespa experimentava uma forte correção nesta sexta-feira, perdendo o patamar dos 160 mil pontos após ter ultrapassado pela primeira vez os 165 mil pontos mais cedo, na esteira de notícias de que o ex-presidente Jair Bolsonaro escolheu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para disputar a Presidência em 2026.

Por volta de 15h15, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, recuava 2,85%, a 159.773,26 pontos, após alcançar 165.035,97 pontos no melhor momento, novo recorde intradia. O volume financeiro no pregão somava R$24,25 bilhões.

De acordo com o especialista em renda variável da Manchester Investimentos Rubens Cittadin Neto, a notícia parece ter sido muito mal vista pelo mercado porque divide a oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O mercado é apolítico, o que ele precifica é taxa de juros e o quanto isso afeta os ativos de risco. Hoje, o juro restritivo de 15% se deve ao fiscal mais expansionista. E a expectativa é a de que a oposição traga um fiscal com mais austeridade”, afirmou.

“Então, quando ocorre um movimento que divide a oposição, e enfraquece o lado político que pode trazer a austeridade fiscal, o mercado acaba precificando muito mal”, disse Cittadin Neto, acrescentando que o mercado piorou exatamente quando saiu essa notícia.

(Com Reuters)

Mercado

Recorde Histórico: Aviação Comercial Brasileira Transporta 129,6 Milhões de Passageiros em 2025

A aviação comercial brasileira bateu recorde na movimentação de passageiros em 2025 ao atingir 129,6 milhões de viajantes nacionais e estrangeiros, afirmou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nesta terça-feira. A autarquia citou que esta é a primeira vez que o setor aéreo nacional superou a marca de 120 milhões de passageiros transportados em […]