IGP-DI avança em janeiro, mas desacelera em relação a dezembro - Investimentos e Notícias IGP-DI avança em janeiro, mas desacelera em relação a dezembro - Investimentos e Notícias
Mercado

IGP-DI avança em janeiro, mas desacelera em relação a dezembro

  • 07/02/2025 - 08h40
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) avançou um pouco mais do que o esperado em janeiro, mas ainda mostrou forte desaceleração em relação à alta de dezembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

No primeiro mês do ano, o IGP-DI avançou 0,11%, depois de ter subido 0,87% em dezembro, e contra expectativa em pesquisa da Reuters de 0,08%.

Com isso, o índice passou a acumular em 12 meses alta de 7,27%.

“A queda nos preços de commodities essenciais, como soja, minério de ferro e milho, contribuiu para a desaceleração da inflação ao produtor. No varejo, a inflação se manteve estável, refletindo a queda nos preços da energia e os aumentos nos grupos de alimentação e transportes”, destacou André Braz, economista do FGV IBRE.

No período, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, teve variação positiva de 0,03%, de alta de 1,08% no mês anterior.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) — que responde por 30% do IGP-DI — mostrou que a pressão aos consumidores também diminuiu ao desacelerar a alta a 0,02% em janeiro, de 0,31% em dezembro.

O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), por sua vez, registrou aceleração da alta a 0,83% em janeiro, de 0,50% antes.

O IGP-DI calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre o 1º e o último dia do mês de referência.

Mercado

XP Reporta Crescimento de 12% no Lucro Líquido Ajustado do Terceiro Trimestre e Anuncia Recompra de Ações e Dividendos

A XP teve lucro líquido ajustado de R$1,33 bilhão no terceiro trimestre, alta de 12% sobre o resultado positivo do mesmo período do ano passado, segundo números divulgados nesta segunda-feira pela companhia. Uma das principais provedoras de produtos e serviços financeiros no Brasil, a empresa teve captação líquida no período de R$29 bilhões, abaixo dos […]

Mercado

Contratos Futuros de Trigo e Soja Atingem Altas Históricas com Compras Técnicas e Demanda Chinesa

Os contratos futuros do trigo negociados na bolsa de Chicago atingiram nesta segunda-feira seu nível mais alto desde julho, devido a compras técnicas e cobertura de posições vendidas, segundo analistas. O suporte dos fortes ganhos nos futuros da soja também ajudou a elevar os futuros do trigo. Os suprimentos globais de trigo são considerados amplos. […]