Importações de Minério de Ferro pela China Devem Atingir Recorde em 2025 - Investimentos e Notícias Importações de Minério de Ferro pela China Devem Atingir Recorde em 2025 - Investimentos e Notícias
Mercado

Importações de Minério de Ferro pela China Devem Atingir Recorde em 2025

  • 02/01/2025 - 11h00
  • Atualizado 6 meses atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

As importações de minério de ferro pela China provavelmente atingirão um novo recorde em 2025, conforme traders fazem estoques de minério barato no país, que é o maior consumidor mundial de minério, apesar de uma crise imobiliária prolongada que continua a pesar sobre a demanda chinesa por aço, disseram traders e analistas.

As compras pela China do principal ingrediente de fabricação de aço deverão aumentar entre 10 milhões e 40 milhões de toneladas, para até 1,27 bilhão de toneladas este ano, acima do que os analistas esperam que sejam volumes recordes em 2024, disseram sete analistas e dois traders em uma pesquisa.

A maior importação será impulsionada principalmente pelo aumento da oferta dos principais produtores, incluindo Austrália e Brasil, disseram as fontes, já que as mineradoras estão procurando vender minério antes que o gigante projeto de Simandou inicie operação no final deste ano e inunde o mercado com nova oferta do insumo.

A expectativa é de que os preços do minério de ferro caiam para entre 75 e 120 dólares a tonelada em 2025, segundo a pesquisa, em comparação com 88 a 144 dólares a tonelada em 2024, de acordo com dados da consultoria Steelhome.

“Nosso cenário básico pressupõe um superávit moderado em 2025 e a manutenção dos preços em torno de 95-100 dólares/t”, disse Myles Allsop, diretor de mineração do UBS na região EMEA.

A fraqueza do setor siderúrgico, que consome a maior parte do minério de ferro, significa que as importações provavelmente aumentarão os estoques dos portos chineses para até 170 milhões de toneladas em 2025, disseram os analistas. Os estoques já aumentaram 28,3% em relação ao ano anterior, chegando a 146,85 milhões de toneladas em 27 de dezembro.

A China, que compra mais de dois terços das cargas marítimas globais, importou 1,124 bilhão de toneladas de minério de ferro nos primeiros 11 meses de 2024, um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior, mesmo com a queda de 2,7% na produção de aço bruto no mesmo período.

O aumento das importações mostra que os comerciantes e fornecedores ainda esperam que a demanda chinesa por minério de ferro permaneça resiliente nos próximos anos, apesar da persistente fraqueza do setor imobiliário.

Perspectivas de Produção para 2025

  • Em 2025, a oferta do maior produtor, a Austrália, crescerá cerca de 20 milhões de toneladas graças ao aumento da produção em projetos como o Western Range, da Rio Tinto, o Iron Bridge, da Fortescue, e o Onslow, da Mineral Resources, segundo analistas.
  • A mineradora brasileira Vale tem como objetivo produzir entre 325 milhões e 335 milhões de toneladas de minério de ferro em 2025, contra cerca de 328 milhões de toneladas em 2024.

No entanto, uma possível desvalorização do iuan e os últimos esforços da China para aumentar a parcela da produção de aço dos fornos elétricos a arco, que consomem principalmente sucata, para 15% até 2025, podem reduzir as importações de minério de ferro este ano, segundo quatro dos analistas.

Ibovespa

Fechamento Ibovespa: Queda com Pressão de Petrobras (PETR4), Cosan (CSAN3) e Raízen (RAIZ4) em Meio a Tensão no Oriente Médio

O principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, encerrou o dia em baixa de 0,41%, atingindo 136.550,5 pontos. A mínima do dia foi de 135.835,25 pontos e a máxima de 137.130,13 pontos, com um volume financeiro de R$20,48 bilhões. Os Estados Unidos realizaram ataques ao Irã no final de semana, com o presidente norte-americano afirmando […]

Mercado

ANP Suspende Programa de Monitoramento dos Combustíveis Devido a Cortes Orçamentários

A agência reguladora do setor de óleo e gás ANP informou em nota nesta segunda-feira que vai suspender seu Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) entre 1º e 31 de julho, dentre outras medidas emergenciais mediante cortes orçamentários. A autarquia ressaltou que vem sofrendo restrições orçamentárias recorrentes nos últimos anos. Segundo a agência, […]

Mercado

Dólar Hoje: Impacto de Conflito no Oriente Médio e Comentários do Fed no Mercado Cambial Brasileiro

A entrada dos Estados Unidos no conflito entre Irã e Israel no Oriente Médio foi absorvida pelos mercados globais nesta segunda-feira sem grandes turbulências, pelo menos por enquanto, o que abriu espaço para a baixa do dólar ante o real nesta segunda-feira. Declarações de autoridade do Federal Reserve favorecendo um possível corte de juros nos […]

Mercado

Wall Street Fecha em Alta com Expectativas de Corte de Juros pelo Fed; Tesla Impulsiona Setor de Consumo Discricionário

Wall Street fechou em alta nesta segunda-feira, conforme perspectivas de corte da taxa de juros pelo Federal Reserve já em julho compensaram temores de que o Irã prejudicará o transporte de petróleo no Oriente Médio. O Dow Jones subiu 0,89%, para 42.581,78 pontos. O S&P 500 ganhou 0,96%, para 6.025,17 pontos. O índice de tecnologia […]