Índia Inicia Nova Temporada de Açúcar com Estoques Confortáveis - Investimentos e Notícias Índia Inicia Nova Temporada de Açúcar com Estoques Confortáveis - Investimentos e Notícias
Mercado

Índia Inicia Nova Temporada de Açúcar com Estoques Confortáveis

  • 20/03/2025 - 11h21
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 3 min de leitura

A Índia deve começar a nova temporada de açúcar em outubro com estoques iniciais confortáveis, apesar da produção menor do que a esperada na temporada atual e das exportações de 1 milhão de toneladas, disse um importante órgão de produtores nesta quinta-feira.

O segundo maior produtor de açúcar do mundo permitiu em janeiro que as usinas exportassem 1 milhão de toneladas do adoçante durante a atual temporada até setembro de 2025, com o governo e o setor acreditando em um excedente para os mercados estrangeiros.

Porém, desde então, os órgãos do setor reduziram as estimativas de produção para o ano corrente até setembro de 2025, levantando preocupações relacionadas a suprimentos.

Um importante órgão do setor disse que a Índia não precisa se preocupar com suprimento.

“A situação da oferta é muito boa porque nossos estoques iniciais serão muito confortáveis e a produção do próximo ano será maior”, disse Deepak Ballani, diretor geral da Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia (ISMA, na sigla em inglês).

Em 1º de outubro, quando a temporada de 2025-26 começar, as usinas terão 5,4 milhões de toneladas de estoques remanescentes da temporada anterior, o que será mais do que suficiente para atender à demanda doméstica de outubro e novembro, disse Ballani.

“Nossas usinas estão em condições de exportar facilmente 1 milhão de toneladas e também atender às necessidades domésticas de açúcar e etanol.”

Estoque e Preços do Açúcar

  • A Associação de Comércio de Açúcar da Índia informou que o estoque inicial de açúcar para a próxima temporada poderia cair para 3,78 milhões de toneladas, em comparação com as 8 milhões de toneladas de um ano atrás.
  • Traders de açúcar preveem aumentos de preços nos próximos meses, impulsionados pela redução da produção e pela alta demanda sazonal durante os meses de verão.
  • O governo está monitorando de perto os preços do açúcar e só intervirá no mercado se necessário.

O açúcar, uma commodity politicamente sensível, é fortemente regulamentado pelo governo na Índia. Além de anunciar o preço da cana que as usinas devem pagar aos produtores, o governo federal fixa a quantidade que cada usina pode vender no mercado.

(Com Reuters)

Mercado

IBC-Br: Atividade Econômica do Brasil Cai 0,20% em Setembro, Abaixo das Expectativas dos Economistas

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve queda de 0,20% em setembro sobre agosto, segundo dado dessazonalizado divulgado nesta segunda-feira, em contração maior do que a esperada por economistas. No terceiro trimestre, a atividade encolheu 0,9% sobre os três meses imediatamente anteriores. Economistas esperavam retração de 0,10% no mês. Na comparação com […]