A Índia deverá registrar temperaturas acima da média em fevereiro, com os principais Estados produtores de trigo e colza provavelmente marcando temperaturas máximas até 5 graus Celsius acima da média em alguns dias, o que representa um risco para as colheitas, disseram duas fontes do departamento de meteorologia.
Segundo maior produtor de trigo do mundo, a Índia está contando com uma colheita abundante em 2025 para evitar importações caras, após três anos consecutivos de safras ruins desde 2022.
Depois que um aumento brusco e repentino das temperaturas em fevereiro e março fez a safra murchar, a Índia, que também é o segundo maior consumidor mundial de trigo, foi forçada a proibir as exportações do produto básico em 2022.
As temperaturas mais altas durante o estágio de formação dos grãos podem reduzir a produtividade pelo quarto ano consecutivo, reduzindo a produção geral e forçando as autoridades a diminuir ou remover o imposto de importação de 40% para facilitar as importações e superar a escassez.
As temperaturas máximas e mínimas nos Estados do norte, centro e leste provavelmente ficarão acima do normal em fevereiro, disse uma autoridade sênior do Departamento Meteorológico da Índia, que não quis ser identificada antes do anúncio oficial do escritório de meteorologia.
O escritório de meteorologia deve emitir sua previsão para fevereiro na sexta-feira.
Principais regiões produtoras de trigo na Índia
- Punjab
- Haryana
- Uttar Pradesh
- Madhya Pradesh
“Na segunda quinzena de fevereiro, as temperaturas diurnas nas regiões norte e noroeste do país poderão sofrer um aumento acentuado”, disse outro funcionário do IMD.
As culturas de inverno, como trigo, colza e grão-de-bico, são plantadas de outubro a dezembro e requerem condições climáticas frias durante seus estágios de crescimento e maturação para obter rendimentos ideais.