Mercado

Indicador de incerteza da economia sobe 0,5 ponto em junho

  • 01/07/2022 - 00h42
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Marina

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas subiu 0,5 ponto em junho, para 116,4 pontos, sob impacto do componente de Mídia, que mede a incidência de termos que refletem incerteza nos textos das notícias publicadas pela grande imprensa.

‘O indicador de Incerteza sobe em junho, mantendo-se em patamar moderadamente elevado, 1,4 ponto acima da elevada média de 115 pontos observada entre julho de 2015 e fevereiro de 2020, último mês antes do impacto da pandemia de covid-19. Contribuem para o resultado a piora do cenário fiscal, que voltou a ser destaque na economia, a inflação persistente e disseminada no Brasil e no mundo, as incertezas em relação ao crescimento mundial e a proximidade das eleições presidenciais. Ao longo de junho, o IIE-Br mídia chegou a desacelerar, refletindo a divulgação de resultados de atividade econômica superiores ao esperado. Mas a persistência inflacionária e a piora das condições fiscais levantaram dúvidas quanto à continuidade dos resultados positivos para os próximos meses. Diante do cenário desafiador para a conjuntura doméstica e internacional, o indicador deve continuar a oscilar em patamar elevado nos próximos meses,’ afirma Anna Carolina Gouveia, Economista do FGV IBRE.

A alta do mês foi motivada apenas pelo resultado do componente de Mídia, que subiu 0,6 ponto, para 114,7 pontos, contribuindo com 0,5 ponto para o índice agregado, enquanto o componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, ficou estável, em 116,4 pontos.

(Redação – Investimentos e Notícias)

Mercado

Reino Unido e EUA discutem acordo comercial bilateral

O ministro de Negócios do Reino Unido, Jonathan Reynolds, vai se reunir com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, em Washington na terça-feira, para discutir um acordo comercial bilateral, informou a embaixada britânica. Reynolds discutirá laços mais profundos entre o Reino Unido e os EUA […]

Mercado

Toronto Retira Incentivos para Táxis Tesla Devido a Tensões Comerciais

Toronto, no Canadá, não está mais fornecendo incentivos financeiros para veículos Tesla comprados como táxis ou para caronas compartilhadas devido às tensões comerciais com os EUA, disse nesta segunda-feira a prefeita da cidade, Olivia Chow. A cidade está promovendo a adoção de veículos elétricos adquiridos como veículos de aluguel, oferecendo aos motoristas e proprietários uma […]