Índice acionário da Europa recua com perdas no setor financeiro e temores de guerra comercial - Investimentos e Notícias Índice acionário da Europa recua com perdas no setor financeiro e temores de guerra comercial - Investimentos e Notícias
Mercado

Índice acionário da Europa recua com perdas no setor financeiro e temores de guerra comercial

  • 04/02/2025 - 08h41
  • Atualizado 5 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

O principal índice acionário da Europa tinha leve baixa nesta terça-feira, afetado pelas perdas no setor financeiro após os resultados trimestrais do UBS, enquanto que os investidores também demonstravam temores de uma guerra comercial entre Estados Unidos e China.

O índice STOXX 600 caía 0,13%, a 534,17 pontos. Na segunda-feira, o índice havia registrado sua maior queda diária em mais de um mês.

A China anunciou tarifas retaliatórias sobre algumas importações dos EUA a partir de 10 de fevereiro, em resposta às taxas adicionais de 10% impostas por Washington a Pequim, o que reacendia as preocupações sobre uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

“O principal fator neste momento é a tarifa comercial e apenas a incerteza que parece estar vindo com ela”, disse Fiona Cincotta, analista sênior de mercado do City Index, acrescentando que os últimos acontecimentos manterão os mercados “cautelosos quanto à eclosão de uma guerra comercial total”.

O índice do setor financeiro recuava 1,2%, arrastado por uma queda de 5,1% no UBS Group, apesar de o credor suíço ter superado sua previsão de lucro para o quarto trimestre.

O presidente-executivo do UBS, Sergio Ermotti, disse que exigências de capital mais elevadas na Suíça prejudicarão os retornos para os acionistas.

“Esses comentários foram suficientes para amortecer os números que, de outra forma, seriam otimistas, porque isso aponta para retornos mais baixos no futuro”, disse Cincotta.

Trump também ameaçou impor tarifas sobre a União Europeia, mas não especificou quando.

Desempenho dos índices europeus

  • Em Londres, o índice Financial Times recuava 0,20%, a 8.566 pontos.
  • Em Frankfurt, o índice DAX tinha estabilidade, a 21.427 pontos.
  • Em Paris, o índice CAC-40 ganhava 0,18%, a 7.869 pontos.
  • Em Milão, o índice Ftse/Mib tinha desvalorização de 0,26%, a 36.124 pontos.
  • Em Madri, o índice Ibex-35 registrava alta de 0,44%, a 1.259 pontos.
  • Em Lisboa, o índice PSI20 valorizava-se 0,30%, a 6.485 pontos.

Mercado

Iguatemi (IGTI11) Aprova Venda de Participações em Shopping Centers por R$500 Milhões

O conselho de administração da Iguatemi aprovou nesta segunda-feira a venda de participações em shopping centers e empreendimentos que somam R$500 milhões, conforme ata da reunião do colegiado divulgada ao mercado. Segundo o documento, o conselho aprovou a venda de participação de 49% no Shopping Market Place, Edifício Market Place Towers, ambos na cidade de […]

Mercado

Ambipar (AMBP3) Retira Projeções de Parceria com Dow Brasil, Mas Acordo Continua em Estudo

A Ambipar informou nesta segunda-feira que decidiu retirar as projeções relacionadas à potencial parceria entre a companhia e a Dow Brasil, que atende aos mercados de embalagens, infraestrutura, mobilidade e outros, embora o eventual acordo permaneça em fase de estudos, desenvolvimento e negociação. A empresa de gestão de resíduos acrescentou em fato relevante que a […]