Investimentos em Data Centers no Brasil - Investimentos e Notícias Investimentos em Data Centers no Brasil - Investimentos e Notícias
Mercado

Investimentos em Data Centers no Brasil

  • 08/01/2025 - 10h01
  • Atualizado 4 meses atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

O Brasil está emergindo rapidamente como um centro importante para data centers, com bilhões de dólares em investimentos esperados nos próximos anos. A expansão do setor deverá ocorrer principalmente em função do avanço exponencial da inteligência artificial e de restrições de crescimento em mercados maiores nos EUA e na Europa.

Empresas investindo no setor de data centers no Brasil:

  • ASCENTY: Com 34 data centers atualmente em operação ou em construção na América Latina, a empresa procura um parceiro minoritário para financiar uma maior expansão, especialmente no Brasil. A Ascenty é controlada pela Brookfield Asset Management e pela Digital Realty, com sede nos EUA.
  • Grupo FS: A empresa brasileira de segurança cibernética FS está estreando no setor de data centers com planos de investir 1,8 bilhão de reais para erguer três data centers no Brasil. Segundo o dono da FS, Alberto Leite, a estabilidade política do país, os recursos energéticos renováveis ​​e a crescente demanda local são fatores-chave que impulsionam os investimentos.
  • EQUINIX: A Equinix, com atuação global em infraestrutura digital, está expandindo operações nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com Eduardo Carvalho, diretor-executivo para a América Latina da empresa fundada no Vale do Silício em 1998.
  • ODATA: A ODATA, adquirida pela Aligned Data Centers em 2023, também está em contínua expansão devido ao aumento da demanda no Brasil. Os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo são áreas prioritárias para investimentos, disse Fernando Jaeger, diretor de novos negócios. A ODATA também opera data centers no Chile, Colômbia e México, e recentemente expandiu seu portfólio para os EUA quando foi comprada pela Aligned.
  • TECTO: A Tecto, unidade de negócios de data center da V.tal, controlada pelo banco BTG, anunciou no início desta semana a aquisição de um novo terreno no Estado de São Paulo para a construção de seu data center em hiperescala com capacidade total de 200 MW e alimentado 100% energia renovável. A construção faz parte da estratégia de expansão do Tecto, que destinou um investimento inicial de 1 bilhão de dólares para a construção de novos projetos. A Tecto também está presente em outros Estados brasileiros e na Colômbia.
  • ELEA DATA CENTERS: Os data centers da Elea cobrem todas as principais cidades do Brasil, incluindo o eixo Rio-São Paulo, e operam inteiramente com energia renovável. As instalações da empresa estão distribuídas atualmente nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Mercado

Descontentamento com Gestão Econômica de Trump Aumenta em Meio a Temores de Recessão e Guerra Comercial Global

O índice de aprovação do presidente Donald Trump manteve-se estável nesta semana, mas cresce o descontentamento em relação à forma como lida com a economia e à abordagem linha-dura na imigração, em meio à preocupação com uma guerra comercial global e ao esforço para aumentar as deportações, disse nova pesquisa. Realizada durante três dias e […]

Mercado

Reformulação no Conselho da Eletrobras (ELET3) Após Privatização: Novos Membros e Acordo com a União

Acionistas da Eletrobras aprovaram nesta terça-feira a primeira grande reformulação do conselho de administração da companhia elétrica desde a privatização, ampliando o colegiado para dez membros, incluindo três representantes do governo federal. Em votação de acionistas ordinaristas, foram reconduzidos ao conselho quatro membros atuais — Vicente Falconi, Ana Silvia Corso Matte, Felipe Villela e Marisete […]

Mercado

Log Commercial Properties Aumenta Lucro em 56,2% no Primeiro Trimestre com Expansão de Galpões Logísticos

A desenvolvedora, locadora e administradora de galpões logísticos Log Commercial Properties teve lucro líquido de R$86,4 milhões no primeiro trimestre, 56,2% acima do apurado no mesmo período do ano passado. O avanço do lucro no período refletiu o desempenho operacional medido pelo Ebitda, que subiu 63,2% na base anual, para R$120,8 milhões, impulsionado pelo reconhecimento […]