Um decreto assinado em 28 de dezembro, pelo então presidente Jair Bolsonaro, que entrou em vigor dia 1º de janeiro de 2023, implementou a redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrado em compras internacionais.
Para 2023 o valor cai de 6,38% para 5,38%. Dessa forma, quem faz compras internacionais deve ter a fatura reduzida para o próximo mês.
De acordo com Paulo Guedes, Ministério da Economia em 2022, a previsão é de que a carga tributária vá diminuir 1 bilhão e 400 milhões, até 2025.
Desconto progressivo deve zerar a alíquota em 2028
O decreto prevê, ainda, a redução progressiva do imposto que , seguindo o planejado, deve zerar em 2028.
O valor deve cair 1% ano após ano até ser zerado em 2028, confira:
Ano
Valor do IOF
2023
5,38%
2024
4,38%
2025
3,38%
2026
2,38%
2027
1,38
2028
0
Redução progressiva de IOF, de acordo com novo decreto
Redução do IOF com um fundo de esperança econômica
A decisão de extinguir o IOF partiu de uma exigência da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento econômico (OCDE).
A OCDE conta com 38 países e para novas inclusões faz uma série de exigências, sendo uma dela a extinção da alíquota.
O Brasil começou a discutir a possibilidade de fazer parte da organização no começo de 2022, tendo o ex Ministro da Economia Paulo Guedes como principal apoiador.
A Organização, que tem como membros países que somados detêm 61% do PIB mundial, ainda avalia o aceito do Brasil.
Participar da OCDE garante ao país alguns benefícios econômicos, como a facilitação das exportações, além de aumentar a credibilidade e confiança dos investidores internacionais.
Para o restante da população a participação também trará benefícios, já que o participante deve seguir com melhores práticas de governança, gestão pública garantindo a democracia e boas práticas econômicas.
O Irã e os Estados Unidos concordaram em encarregar especialistas de começar a elaborar uma estrutura para um possível acordo nuclear, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, após uma segunda rodada de negociações depois da ameaça de ação militar do presidente Donald Trump. Na segunda reunião indireta em uma semana, o ministro das […]
O Grupo Volvo planeja demitir até 800 trabalhadores em três instalações nos Estados Unidos nos próximos três meses devido à incerteza do mercado e às preocupações com a demanda diante das tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, disse um porta-voz nesta sexta-feira. O Volvo Group North America disse em um comunicado que informou […]
O gabinete da Itália deu sinal verde condicional à oferta de aquisição do UniCredit pelo rival menor Banco BPM, disseram duas fontes do governo. O UniCredit não estava imediatamente disponível para comentar o assunto. O governo de Roma analisou o acordo segundo regras especiais que permitem bloquear ou estabelecer condições para aquisições de empresas estrangeiras […]
O primeiro-ministro do Canadá disse que a China é uma das maiores ameaças com relação à interferência estrangeira no Canadá e é uma ameaça emergente no Ártico. Em um debate na noite de quinta-feira antes da eleição de 28 de abril, Carney respondeu “China”, quando lhe foi pedido que indicasse a maior ameaça à segurança […]
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.