Japão Busca Eliminar Tarifas sobre Automóveis nos EUA em Nova Rodada de Negociações Comerciais - Investimentos e Notícias Japão Busca Eliminar Tarifas sobre Automóveis nos EUA em Nova Rodada de Negociações Comerciais - Investimentos e Notícias
Mercado

Japão Busca Eliminar Tarifas sobre Automóveis nos EUA em Nova Rodada de Negociações Comerciais

  • 24/06/2025 - 08h01
  • Atualizado 7 meses atrás
  • 2 min de leitura

O negociador de tarifas do Japão, Ryosei Akazawa, está organizando sua sétima visita aos Estados Unidos para o dia 26 de junho, com o objetivo de acabar com as taxas que estão prejudicando a economia do país.

O foco principal da visita deverá ser as tarifas norte-americanas impostas aos automóveis japoneses, que têm um impacto severo sobre a economia japonesa. Akazawa também se reunirá com o secretário de Comércio Howard Lutnick e outros que supervisionam essa área.

A reunião será a primeira negociação tarifária em nível ministerial desde a cúpula Japão-EUA realizada no Canadá em 16 de junho.

O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordaram em avançar com as negociações comerciais quando se reuniram no Canadá, mas não conseguiram chegar a um acordo tarifário.

No mês passado, o negociador comercial do Japão disse que as compras de equipamentos de defesa dos EUA, a colaboração em tecnologia de construção naval, a revisão dos padrões de importação de automóveis e o aumento das importações agrícolas poderiam ser moedas de troca nas negociações tarifárias.

Propostas do Japão nas negociações

  • Compras de equipamentos de defesa dos EUA
  • Colaboração em tecnologia de construção naval
  • Revisão dos padrões de importação de automóveis
  • Aumento das importações agrícolas

Em uma tentativa de chegar a um acordo com os EUA, o Japão também está propondo um mecanismo para reduzir a alíquota da tarifa de automóveis com base na contribuição dos países para a indústria automobilística dos EUA.

O Japão enfrentará uma tarifa de 24% a partir de julho, a menos que consiga negociar um acordo com Washington.

(Com Reuters)

Mercado

Secretário do Tesouro dos EUA Promove Diversificação das Cadeias de Suprimentos de Minerais Essenciais em Reunião com Parceiros Globais

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, realizou uma reunião nesta segunda-feira com ministros de diferentes parceiros e aliados dos EUA, pedindo a essas nações que aumentem a resiliência de suas cadeia de suprimentos, informou o Departamento do Tesouro. Bessent recebeu seus pares em Washington “para discutir soluções para proteger e diversificar as cadeias […]