O Procon-SP divulgou um balanço anual que mostrou um aumento nas taxas de juros de empréstimos e cheque especial em 2022. Ou seja, quem ficou na dependência desses dois recursos, viu a diferença do ano anterior e também sentiu o peso no bolso.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, as taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial terminaram maiores que no início do ano. No caso do empréstimo, a média foi de 6,96% ao mês, uma alta de 0,70 ponto percentual em relação à taxa de 2021 (6,26%).
O banco Bradesco saiu na frente dos outros brancos, apresentando a maior taxa média anual na modalidade, com 8,87% a.m., enquanto o Itaú ficou com o segundo lugar, indicando encargos de 8,40%.
Na outra ponta esteve a Caixa Econômica Federal, com a menor taxa média anual (4,28% a.m.). A diferença foi de 4,59 pontos percentuais.
O levantamento foi realizado pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP e observou seis instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
Confira a taxa média de juros para empréstimo pessoal de cada instituição financeira:
Banco
Taxa média anual
Bradesco
8,87%
Itaú
8,40%
Santander
7,89%
Banco do Brasil
6,33%
Safra
6,01%
Caixa Econõmica Federal
4,28%
Ainda de acordo com a entidade, o aumento reflete o movimento do mercado, visto que o Banco Central elevou cinco vezes a Taxa Selic durante o período da pesquisa.
Para se ter uma ideia, no dia 4 de janeiro, a taxa básica era de 9,25% ao ano. Já no dia 2 de dezembro (quando ocorreu a última pesquisa), o valor era de 13,75% ao ano.
Cheque especial
Outro recurso muito utilizado pelos consumidores na hora do aperto é o cheque especial. No entanto, ele também sofreu alteração no decorrer do ano, ficando com uma taxa média em 2022 de 7,96% ao mês (a.m.), alta de 0,01 ponto percentual em relação à taxa média de 2021.
Dentre os bancos pesquisados, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Safra e Santander foram os bancos que aplicaram as maiores taxas, com uma média anual nessa modalidade de 8% a.m..
Enquanto isso, a menor taxa média anual foi a do Banco do Brasil, com 7,73% a.m. e diferença de quase 0,30 ponto percentual.
Vale lembrar, que o comparativo anual é efetuado com base nas pesquisas mensais realizadas pelo Procon-SP.
Acionistas da Eletrobras aprovaram nesta terça-feira a primeira grande reformulação do conselho de administração da companhia elétrica desde a privatização, ampliando o colegiado para dez membros, incluindo três representantes do governo federal. Em votação de acionistas ordinaristas, foram reconduzidos ao conselho quatro membros atuais — Vicente Falconi, Ana Silvia Corso Matte, Felipe Villela e Marisete […]
A desenvolvedora, locadora e administradora de galpões logísticos Log Commercial Properties teve lucro líquido de R$86,4 milhões no primeiro trimestre, 56,2% acima do apurado no mesmo período do ano passado. O avanço do lucro no período refletiu o desempenho operacional medido pelo Ebitda, que subiu 63,2% na base anual, para R$120,8 milhões, impulsionado pelo reconhecimento […]
A Positivo Tecnologia anunciou nesta terça-feira que seu conselho de administração aprovou o estabelecimento de novo programa de recompra de ações, que poderá envolver até 6,75% dos papéis em circulação. A fabricante de computadores e outros dispositivos eletrônicos anunciou que poderá recomprar até 4,84 milhões de ações. A ação da companhia encerrou a sessão a […]
O índice Ibovespa teve um leve aumento nesta terça-feira, alcançando sua sétima alta consecutiva. No entanto, não conseguiu manter o nível de 136 mil pontos, atingido no melhor momento do dia, impulsionado pelo bom desempenho dos índices em Wall Street. O Ibovespa, principal indicador do mercado de ações brasileiro, fechou com um aumento de 0,06%, […]
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.