A fabricante italiana de café Lavazza planeja prosseguir com sua expansão no mercado norte-americano, informou a empresa nesta quinta-feira, acrescentando que avaliará o potencial impacto das tarifas sobre grãos brasileiros antes de tomar uma decisão sobre aumento de produção local.
Atualmente, o grupo produz localmente cerca de metade do que vende nos Estados Unidos, onde possui uma fábrica em West Chester, na Pensilvânia.
“Nossa meta continua a ser crescer nos EUA porque (…) o tamanho do mercado é imenso em comparação com o resto do mundo”, disse o executivo-chefe Antonio Baravalle em coletiva de imprensa em Milão, na qual o grupo apresentou seus resultados anuais.
“Já havíamos planejado aumentar (a produção) para 100%”, acrescentou. “Estamos prontos… mas agora há outro elemento que precisa ser investigado, as taxas para o Brasil.”
O Brasil é o maior exportador de café do mundo. Os Estados Unidos impuseram uma tarifa de 10% sobre as importações do país.
Baravalle acrescentou que a expansão da produção nos EUA levará de 18 a 24 meses.
Resultados Financeiros
- As receitas do grupo familiar, que comprou a francesa MaxiCoffee em 2023, aumentaram 9% no ano passado para 3,35 bilhões de euros (US$3,7 bilhões), também graças a um aumento nos preços.
- O lucro principal aumentou 18,6%, para 312 milhões de euros, apesar de um aumento de 70% nos preços dos grãos verdes no ano passado.
(Com Reuters)