Meta Cria Divisão para Desenvolvimento de Robôs Humanoides com Inteligência Artificial - Investimentos e Notícias Meta Cria Divisão para Desenvolvimento de Robôs Humanoides com Inteligência Artificial - Investimentos e Notícias
Mercado

Meta Cria Divisão para Desenvolvimento de Robôs Humanoides com Inteligência Artificial

  • 14/02/2025 - 15h40
  • Atualizado 11 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

A Meta está estabelecendo uma nova divisão dentro de sua unidade Reality Labs para desenvolver robôs humanoides movidos a inteligência artificial (IA) que possam auxiliar em tarefas físicas, de acordo com um memorando interno da empresa visto pela Reuters nesta sexta-feira.

A empresa controladora do Facebook está entrando no campo competitivo da robótica humanoide, juntando-se a rivais como a Figure AI, apoiada pela Nvidia, e a Tesla, à medida que o surgimento de modelos avançados de IA impulsiona a inovação em robótica e automação.

No memorando, o diretor de tecnologia da Meta, Andrew Bosworth, disse que o grupo de produtos de robótica se concentrará em pesquisa e desenvolvimento envolvendo “robôs humanoides de consumo com o objetivo de maximizar os recursos da plataforma Llama”.

Llama é o nome da principal série de modelos de fundação de IA da Meta, que alimenta um conjunto crescente de produtos de IA generativa em suas plataformas de mídia social.

O grupo será liderado por Marc Whitten, ex-presidente-executivo da empresa de carros autônomos Cruise, que a Meta contratou para a função, disse Bosworth no memorando, que foi relatado pela primeira vez pela Bloomberg News.

As principais empresas de tecnologia e startups estão investindo bilhões no desenvolvimento de robôs alimentados por IA para fabricação, logística e tarefas domésticas, embora o progresso tenha sido lento, pois os pesquisadores descobriram que os avanços da IA relacionados à linguagem que impulsionam o desenvolvimento do chatbot não necessariamente ajudaram na compreensão do mundo físico.