Microsoft Reporta Crescimento Mais Lento no Azure, mas Supera Estimativas de Receita - Investimentos e Notícias Microsoft Reporta Crescimento Mais Lento no Azure, mas Supera Estimativas de Receita - Investimentos e Notícias
Mercado

Microsoft Reporta Crescimento Mais Lento no Azure, mas Supera Estimativas de Receita

  • 29/01/2025 - 20h41
  • Atualizado 3 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

A Microsoft reportou nesta quarta-feira um crescimento mais lento do que o esperado para a sua unidade de computação em nuvem Azure, embora tenha superado as estimativas para a receita trimestral como um todo e ampliado o uso de seus serviços de nuvem para inteligência artificial.

A receita da unidade Azure registrou um crescimento de 31% no trimestre, abaixo das estimativas da Visible Alpha de 31,8%.

As despesas de capital da Microsoft atingiram 22,6 bilhões de dólares, acima da estimativa de consenso dos analistas de 20,95 bilhões de dólares, segundo os dados da Visible Alpha.

As ações da Microsoft caíam 1,3% na esteira do noticiário sobre gastos mais altos e crescimento mais lento frente às expectativas de Wall Street.

A ascensão meteórica da startup chinesa DeepSeek nas últimas semanas levantou preocupações sobre uma competição acirrada que pode forçar os principais provedores de inteligência artificial nos Estados Unidos a reduzir preços.

Investidores estão questionando as enormes quantias que a Microsoft, OpenAI, Alphabet, Meta e outros players têm gastado para desenvolver e dominar a tecnologia.

A Microsoft disse mais cedo nesta quarta-feira que adicionou o modelo chinês de IA DeepSeek às suas ofertas no Azure.

A companhia afirmou ainda que a IA contribuiu com 13 pontos percentuais para o crescimento do Azure no segundo trimestre fiscal, acima dos 12 pontos percentuais do trimestre anterior.

A Microsoft também registrou alta de 67% no que chama de reservas comerciais, uma medida de novos contratos assinados com grandes clientes.

Na unidade Intelligent Cloud da empresa, que inclui a plataforma Azure, a receita subiu para 25,54 bilhões de dólares, ficando abaixo da expectativa de 25,76 bilhões de dólares.

A receita total aumentou 12%, chegando a 69,6 bilhões de dólares no segundo trimestre fiscal, encerrado em dezembro, em comparação com a estimativa média dos analistas de 68,78 bilhões de dólares, de acordo com dados compilados pela LSEG.

A Microsoft, sediada em Redmond, Washington, teve lucro de 3,23 dólares por ação, acima das expectativas de ganho de 3,11 dólares por ação.

Mercado

Ministra das Finanças do Reino Unido discute Acordo Comercial com os EUA e Desequilíbrios Econômicos Globais

A ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, disse nesta quinta-feira que compartilha com algumas das preocupações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre os desequilíbrios na economia mundial, um dia antes de discutir um acordo comercial com seu colega norte-americano. Falando no Fundo Monetário Internacional (FMI), Reeves disse que as tarifas comerciais — […]

Mercado

CMA CGM Adquire Controle da Santos Brasil (STBP3) e Anuncia OPA

A operadora de terminais portuários Santos Brasil informou nesta quinta-feira que o grupo francês CMA CGM concluiu a aquisição de papéis (ações e Global Depositary Receipts) equivalentes a quase 48% do capital da companhia, passando a ser titular de cerca de 51% da empresa em bases totalmente diluídas. Com a conclusão da operação, conforme divulgado […]

Mercado

Hackers Norte-Coreanos Criam Empresas de Fachada nos EUA para Atacar Setor de Criptomoedas

Espiões cibernéticos norte-coreanos criaram duas empresas nos Estados Unidos, violando sanções do Tesouro norte-americano, para infectar com software malicioso desenvolvedores que trabalham no setor de criptomoedas, de acordo com pesquisadores de segurança e documentos analisados. As empresas — Blocknovas LLC e Softglide LLC — foram criadas nos estados do Novo México e de Nova York […]