Nayara Energy Retoma Exportações de Petróleo para Novos Mercados Após Sanções da União Europeia - Investimentos e Notícias Nayara Energy Retoma Exportações de Petróleo para Novos Mercados Após Sanções da União Europeia - Investimentos e Notícias
Mercado

Nayara Energy Retoma Exportações de Petróleo para Novos Mercados Após Sanções da União Europeia

  • 26/09/2025 - 13h41
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 3 min de leitura

A refinaria indiana apoiada pela Rússia, Nayara Energy, está exportando produtos de petróleo por meio de navios-tanque sancionados e explorando novos mercados neste mês, à medida que retoma as vendas no exterior após as sanções, mostram os dados de transporte da LSEG e da Kpler.

A empresa privada interrompeu as exportações por cerca de duas semanas após ter sido sancionada pela União Europeia em 18 de julho por negociar petróleo russo.

As exportações de gasolina, gasóleo e combustível de aviação da Nayara caíram para cerca de 80.000 barris por dia em agosto e setembro – abaixo dos cerca de 138.000 bpd em janeiro-julho, mostraram os dados da Kpler.

A Nayara foi forçada a reduzir o processamento de petróleo em sua refinaria de 400.000 barris por dia em Vadinar, no oeste da Índia, para 70% a 80% de sua capacidade, disseram fontes familiarizadas com o assunto, devido a dificuldades no afretamento de navios e na venda de combustível do porto após as sanções.

Antes das sanções, a Nayara vendia seus produtos refinados principalmente para empresas comerciais ocidentais, do Oriente Médio e asiáticas para exportação para a Ásia e o noroeste da Europa, de acordo com comerciantes e dados de transporte.

Após o embargo, a maioria das cargas da Nayara tem como destino o Oriente Médio, a Turquia, Taiwan e o Brasil, segundo os dados.

Desde a retomada das exportações no início de agosto, pelo menos 16 cargas de diesel, gasolina e combustível de aviação foram embarcadas em navios-tanque sancionados pela UE a partir do porto de Vadinar, onde está localizada a refinaria de Nayara, segundo os dados.

Cinco dos navios-tanque carregados com produtos da Nayara em agosto e setembro estão flutuando ao largo de Omã e dos Emirados Árabes Unidos, segundo os dados.

Alguns dos navios-tanque realizaram transferências de navio para navio ao largo de Omã e do Egito. Outros dois petroleiros descarregaram suas cargas no Turkis Enerji Storage Tank Farm, na Turquia.

Os petroleiros Blue Ember e Anaya, que carregaram em Vadinar em agosto e setembro, respectivamente, estão indo para os portos brasileiros de Santos e Paranaguá, segundo os dados.

A Nayara Energy, as autoridades de Omã, dos Emirados Árabes Unidos e do Brasil, o Ministério da Energia do Egito e a Turkis Enerji não responderam aos pedidos de comentários.

Outro navio-tanque, o Opal, descarregou gasóleo com alto teor de enxofre carregado de Vadinar em 22 de agosto no porto de Taichung, em Taiwan, em 16 de setembro, segundo os dados.

O Ministério de Assuntos Econômicos de Taiwan não quis comentar. Taiwan tem sanções abrangentes contra a Rússia, mas não proíbe explicitamente as importações de energia russas.

Principais Compradores

  • Os comerciantes disseram que um dos principais compradores das cargas de gasolina da Nayara para o Oriente Médio é a Redwood Global Supply.

(Com Reuters)

Mercado

XP Reporta Crescimento de 12% no Lucro Líquido Ajustado do Terceiro Trimestre e Anuncia Recompra de Ações e Dividendos

A XP teve lucro líquido ajustado de R$1,33 bilhão no terceiro trimestre, alta de 12% sobre o resultado positivo do mesmo período do ano passado, segundo números divulgados nesta segunda-feira pela companhia. Uma das principais provedoras de produtos e serviços financeiros no Brasil, a empresa teve captação líquida no período de R$29 bilhões, abaixo dos […]

Mercado

Contratos Futuros de Trigo e Soja Atingem Altas Históricas com Compras Técnicas e Demanda Chinesa

Os contratos futuros do trigo negociados na bolsa de Chicago atingiram nesta segunda-feira seu nível mais alto desde julho, devido a compras técnicas e cobertura de posições vendidas, segundo analistas. O suporte dos fortes ganhos nos futuros da soja também ajudou a elevar os futuros do trigo. Os suprimentos globais de trigo são considerados amplos. […]