Negociações EUA-China Mantêm Ações Europeias Estáveis em Meio à Cautela no Mercado - Investimentos e Notícias Negociações EUA-China Mantêm Ações Europeias Estáveis em Meio à Cautela no Mercado - Investimentos e Notícias
Mercado

Negociações EUA-China Mantêm Ações Europeias Estáveis em Meio à Cautela no Mercado

  • 10/06/2025 - 15h01
  • Atualizado 5 meses atrás
  • 3 min de leitura

As ações europeias fecharam praticamente estáveis nesta terça-feira, em um pregão pautado por cautela, com investidores à espera do resultado do segundo dia de negociações comerciais entre Estados Unidos e China, em Londres.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou quase estável pelo segundo dia consecutivo, com variação negativa de 0,02%, a 553,12 pontos.

A reunião de dois dias em Londres entre as duas potências econômicas globais ainda está em andamento, segundo um porta-voz do Tesouro dos EUA, enquanto uma outra autoridade norte-americana disse que os dois lados encerraram as negociações diretas.

Embora os comentários otimistas do presidente dos EUA, Donald Trump, na segunda-feira sobre as negociações tenham oferecido alguma esperança de que os dois países possam resolver sua disputa comercial, o silêncio sobre qualquer progresso impediu qualquer salto nos mercados de ações.

Qualquer avanço positivo nas negociações provavelmente trará alívio para os mercados, uma vez que as políticas tarifárias caóticas de Trump e a volatilidade das relações entre EUA e China já prejudicaram ambas as economias, deterioraram cadeias de suprimentos e afetaram projeções de crescimento global.

“Até que surja um acordo comercial substancial, as atenções estarão voltadas para o fim dessa pausa de 90 dias e suas implicações, caso não haja um acordo em vigor”, disse Laura Cooper, chefe de crédito macro e estrategista de investimentos da Nuveen.

Os dois países estão tentando reviver uma trégua temporária alcançada em Genebra, que reduziu brevemente as tensões comerciais e acalmou os mercados.

O setor financeiro caiu 1,4% liderado por uma perda de quase 5% no UBS, devido à preocupação de investidores de que propostas do governo suíço possam impor ao banco que mantenha um adicional de US$26 bilhões em capital.

O setor de defesa também recuou para o menor nível em mais de uma semana.

Por outro lado, o setor de energia teve o melhor desempenho, impulsionado pelos preços mais altos do petróleo. [O/R]

Já o setor de saúde avançou 1,2%, liderado pela Novo Nordisk, que ganhou cerca de 6%.

Desempenho dos Principais Índices Europeus

  • Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,24%, a 8.853,08 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,77%, a 23.987,56 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,17%, a 7.804,33 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,63%, a 40.207,57 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,21%, a 14.221,10 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,94%, a 7.495,22 pontos.

(Com Reuters)

Mercado

Brasil e Paraguai Retomarão Negociações sobre Condições Financeiras de Itaipu em Dezembro

Chanceleres do Brasil e Paraguai concordaram em retomar, na primeira quinzena de dezembro, as negociações para rever as condições financeiras de comercialização de energia da usina hidrelétrica binacional de Itaipu, disse o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira. Segundo o comunicado, o acordo para o retorno das conversas sobre o chamado “Anexo C” do Tratado […]

Mercado

Investidores Exigem Maior Flexibilidade no Regime Cambial da Argentina para Estimular Reservas e Investimento Estrangeiro

Investidores estão pedindo ao governo argentino que permita maior flexibilidade em seu regime cambial, dizendo que um peso mais dinâmico ajudaria a reconstruir as reservas e a sustentar o investimento estrangeiro, mesmo com as principais autoridades insistindo que o atual sistema de bandas permanecerá inalterado. O presidente Javier Milei e o ministro da Economia, Luis […]

Mercado

Berkshire Hathaway Investe na Alphabet (GOOG) e Ações Sobem com Foco em Inteligência Artificial

As ações da Alphabet subiam mais de 5% nesta segunda-feira, com a nova participação da Berkshire Hathaway endossando os esforços da gigante da tecnologia em inteligência artificial, em um dos últimos grandes investimentos do conglomerado sob a liderança de Warren Buffett. A compra de 17,85 milhões de ações da Alphabet no trimestre de setembro — […]

Mercado

Ibovespa Cai com Expectativas Econômicas dos EUA; Destaque para Rumo (RAIL3), Cosan (CSAN3), Raízen (RAIZ4), Hapvida (HAPV3) e Embraer (EMBR3)

O Ibovespa caía nesta segunda-feira, em linha com os mercados globais enquanto agentes financeiros se preparam para o retorno das divulgações de dados econômicos dos Estados Unidos durante a semana após o fim da paralisação do governo norte-americano. Às 11h04, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, caía 0,33%, a 157.223,03 pontos, com os setores […]