Nubank e Mastercard lançam estudo sobre saúde financeira Nubank e Mastercard lançam estudo sobre saúde financeira
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Nubank e Mastercard lançam estudo sobre saúde financeira

  • 18/04/2024 - 17h42
  • Atualizado 4 meses atrás
  • 3 min de leitura

Um estudo do Nubank junto à Mastercard apontou o impacto da inclusão financeira na vida das pessoas, inclusive para os cidadãos que vivem à margem do sistema bancário tradicional no Brasil.

O estudo foi dividido em quatro partes: acesso, uso, segurança e saúde, que mostraram uma jornada não linear da inclusão financeira. Ou seja, após analisar comportamentos e necessidades dos consumidores por meio de dados quantitativos e qualitativos, os dados sugeriram que o Brasil se destaca na América Latina por estar em um estágio de crescente inclusão financeira, com 70% de uso dos cartões e 55% de uso do cartão e um alto nível de pagamentos em tempo real.

Ainda de acordo com a pesquisa, a eliminação de barreiras típicas de infraestrutura para inclusão financeira torna o país um mercado vantajoso para esses estudos.

Também foi constatado, que proporcionar às populações desbancarizadas o acesso a serviços financeiros pode potencialmente gerar um impacto econômico e social bastante significativo, além de os pagamentos com cartões pré-pagos serem um passo para o acesso a produtos financeiros mais avançados.

Outras informações

A análise do Nubank também indicou que mais de 80% das pessoas que usaram um cartão pré-pago o utilizaram como seu primeiro produto financeiro, 67% passaram a acessar produtos de empréstimo e 36% progrediram para os investimentos.

Outro ponto é que, no Brasil, 84% dos adultos têm acesso a contas bancárias, porém, falta educação financeira para que essa população avance na inclusão. Inclusive, o uso contínuo de produtos financeiros também leva a um aumento de confiança no processo, o que ajuda a acelerar a inclusão.

“Desde a fundação do Nubank, a educação financeira sempre foi um dos nossos pilares e também está presente no design dos nossos produtos e serviços para capacitar os consumidores a tomarem as melhores decisões para suas vidas e a terem controle sobre seu dinheiro”, diz Cristina Junqueira, cofundadora e Chief Growth Officer do Nubank.

 O banco digital afirma que suas “Caixas de Dinheiro“, por exemplo, são propostas que inserem um planejamento financeiro eficaz na vida de todos. Com isso, incentivar o uso responsável do crédito e investir em micro, pequenas e médias empresas podem ser maneiras fundamentais de trazer mais brasileiros para a economia digital e ajudar na conquista de um dinheiro mais saudável e sustentável no longo prazo.

Por fim, as duas empresas entendem que os resultados deste estudo podem ser aplicados em soluções inovadoras, projetando a capacitação de pessoas e o desenvolvimento da economia do Brasil e de outros países.

Vale lembrar ainda, que embora o estudo tenha sido desenvolvido aqui, a metodologia permite que os insights sejam potencialmente aplicados em outros países ao redor do mundo.

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