Mercado

Nubank lança ferramenta de bloqueio para conter ligações falsas

  • 14/11/2023 - 17h14
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 3 min de leitura

O Nubank acaba de anunciar uma nova ferramenta de segurança que estará disponível dentro de seu aplicativo. O chamado “Alô Protegido” ajudará a combater golpes que podem acontecer via chamadas telefônicas.

O serviço funcionará bloqueando de forma automática ligações suspeitas que venham de falsas centrais de atendimento. Com isso, os usuários estarão mais protegidos e livres do efeito de possíveis golpistas.

Segundo o banco digital, as chamadas que contêm golpes são aquelas nas quais os criminosos “camuflam” o telefone de origem e o substituem pelo número de contato do Nubank. Desta forma, a pessoa acredita que a ligação vem da empresa e, às vezes, acaba fornecendo dados ou informações que não é conveniente.

“Queremos ir além das campanhas educacionais e trazer uma solução eficaz para combater chamadas fraudulentas e proteger ainda mais nossos clientes. Foi pensando nisso que desenvolvemos o Alô Protegido. A ideia é oferecer alertas, evitando que os usuários se tornem vítimas de golpes e fraudes”, afirma Fabiola Marchiori, VP de engenharia do Nubank.

Campanha

O Nubank informou que segue trabalhando firmemente no desenvolvimento de novas ferramentas de segurança para sua plataforma. Inclusive, o lançamento deste recurso faz parte da campanha #PareceMasNãoÉoNubank, que tem o propósito de alertar os clientes sobre situações que podem parecer que são oferecidas pelo banco, mas não são.

Vale lembrar, que o Nu é a primeira instituição financeira do mundo a oferecer esse tipo de serviço e, inicialmente, a proteção será liberada apenas para aparelhos Android.

Alô Protegido

Para ativar a proteção o usuário não precisará baixar nenhum app adicional. Basta acessar o menu ‘Segurança’ no app e, em seguida, clicar na opção Alô Protegido. Após isso, o cliente deve clicar no botão para ativar e em ‘Permitir’ para autorizar o gerenciamento de chamadas pelo aplicativo.

A novidade conta com o bloqueio inteligente, que é uma barreira automática para números suspeitos e falsas centrais de atendimento, além de um suporte ágil e verificado, que contempla chamadas autenticadas e confiáveis.

A companhia informou que esta é uma camada adicional de segurança, que tem a tarefa de dificultar golpes gerados por engenharia social. Além disso, quando houver dúvida sobre qualquer abordagem via telefone, o recomendado é que a pessoa desligue a chamada e procure a empresa via canais oficiais de atendimento.

O Nubank afirmou ainda, que nunca solicita que as pessoas baixem aplicativos, realizem operações ou troquem senhas para efetivação de qualquer ação por meio do telefone.

Mercado

Citi Rebaixa Caixa Seguridade (CXSE3) e Eleva Preço-Alvo de BB Seguridade (BBSE3) em Análise do Setor de Seguros

Analistas rebaixaram nesta segunda-feira a recomendação para as ações da Caixa Seguridade para “neutra”, após revisarem as perspectivas para o setor de seguros, reduzindo o preço-alvo a R$15,50, de R$18 anteriormente. A revisão segue a divulgação dos resultados corporativos do setor no quarto trimestre de 2024, projeções para 2025, mudanças nas expectativas macroeconômicas e o […]