ONS Reduz Previsões de Chuvas e Níveis de Reservatórios no Sudeste/Centro-Oeste em Janeiro - Investimentos e Notícias ONS Reduz Previsões de Chuvas e Níveis de Reservatórios no Sudeste/Centro-Oeste em Janeiro - Investimentos e Notícias
Mercado

ONS Reduz Previsões de Chuvas e Níveis de Reservatórios no Sudeste/Centro-Oeste em Janeiro

  • 09/01/2026 - 11h41
  • Atualizado 6 meses atrás
  • 1 min de leitura

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu nesta sexta-feira suas estimativas para as chuvas que deverão chegar às usinas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste em janeiro, bem como para o nível dos reservatórios na principal região para armazenamento do país.

O órgão estimou que a energia natural afluente no Sudeste/Centro-Oeste, em um dos meses tradicionalmente mais chuvosos do ano, alcançará 65% da média histórica neste mês, ante 82% previstos na semana passada.

Já para os reservatórios, a expectativa é de que atinjam 46,7% da capacidade ao final do mês, abaixo dos 52% estimados há uma semana.

Previsões para Outras Regiões

  • Para as demais regiões, o ONS prevê em janeiro chuvas acima da média histórica apenas no Sul (102%, ante 104% da previsão passada), com baixos índices para o Nordeste (41%, ante 48%) e Norte (59%, ante 90%).

Para a carga de energia no Brasil, a expectativa é de aumento de 1,6% em janeiro, para 84.655 megawatts médios, contra 1,4% previsto há uma semana.

(Com Reuters)

Mercado

Bitcoin Hoje: Turbulência no Mercado de Criptomoedas Afeta Ações de Empresas Globais e Pressiona Compradoras de Bitcoin

A turbulência no mercado de moedas digitais está pressionando as ações de empresas em todo o mundo que possuem bitcoin e outras criptomoedas como modelo de negócio, gerando preocupações sobre possíveis tensões mais amplas no setor. O número de empresas de capital aberto que investiram em criptomoedas na esperança de que elas se valorizassem disparou […]