ONU Exorta EUA a Suspenderem Sanções a Cuba por Impacto Humanitário - Investimentos e Notícias ONU Exorta EUA a Suspenderem Sanções a Cuba por Impacto Humanitário - Investimentos e Notícias
Mercado

ONU Exorta EUA a Suspenderem Sanções a Cuba por Impacto Humanitário

  • 21/11/2025 - 20h41
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 2 min de leitura

Uma especialista em direitos humanos das Nações Unidas pediu aos Estados Unidos nesta sexta-feira que suspendam as sanções impostas a Cuba, citando o impacto das restrições comerciais e financeiras de longa data sobre tudo, desde o sistema educacional da ilha até a segurança alimentar e a assistência médica.

Alena Douhan, relatora especial da ONU sobre direitos humanos, disse que as sanções dos EUA contra Cuba “não estão em conformidade com um grande número de normas legais internacionais”.

O chamado embargo comercial, ou bloqueio, disse ela, “tem exacerbado substancialmente a situação humanitária em Cuba… e tem sido projetado para impedir que Cuba receba qualquer receita econômica, especialmente em moeda forte”.

Os comentários de Douhan em Havana, nesta sexta-feira, ecoaram os da maioria dos países membros da Organização das Nações Unidas, que no mês passado pediram o fim do embargo econômico dos EUA a Cuba.

A votação na ONU tem peso político global, mas somente o Congresso dos EUA pode suspender o embargo da era da Guerra Fria.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que as sanções não eram culpadas pelos problemas de Cuba e que o governo comunista havia causado seus problemas econômicos por conta própria.

“O embargo não proíbe o acesso de Cuba aos mercados mundiais ou o comércio com terceiros países. A lei dos EUA permite explicitamente a exportação de alimentos, medicamentos e equipamentos médicos para Cuba”, disse o porta-voz.

Douhan, que está visitando a ilha desde a semana passada, disse aos repórteres que se reuniu com representantes dos setores público e privado de Cuba para avaliar os impactos do embargo.

Sua visita coincide com uma crise econômica aguda que drenou os cofres públicos, devastou o turismo e levou a uma grave escassez de alimentos, combustível e medicamentos, o que provocou um êxodo recorde da ilha.

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, intensificou as sanções contra seu inimigo de longa data, colocando Cuba novamente na lista de patrocinadores estatais do terrorismo, endurecendo as regras sobre remessas e encerrando os programas de migração da era Biden.

(Com Reuters)

Mercado

Bitcoin Hoje: Turbulência no Mercado de Criptomoedas Afeta Ações de Empresas Globais e Pressiona Compradoras de Bitcoin

A turbulência no mercado de moedas digitais está pressionando as ações de empresas em todo o mundo que possuem bitcoin e outras criptomoedas como modelo de negócio, gerando preocupações sobre possíveis tensões mais amplas no setor. O número de empresas de capital aberto que investiram em criptomoedas na esperança de que elas se valorizassem disparou […]