Pagamento por aproximação cresce com usuários do Agibank Pagamento por aproximação cresce com usuários do Agibank
Mercado

Pagamento por aproximação cresce com usuários do Agibank

  • 24/04/2023 - 10h13
  • Atualizado 4 meses atrás
  • 3 min de leitura

O pagamento por aproximação passou a ser uma realidade presente no dia a dia de muitos brasileiros. O sistema tende a se expandir cada vez mais no país, abrindo espaço dentro dos meios financeiros.

O recurso, tido como um meio seguro e ágil, ganhou ainda mais destaque após a pandemia do coronavírus, visto que o sistema minimizou o contato físico entre as pessoas.

Tecnologia 

A tecnologia chamada NFC aplicada nesse sistema permite que dois objetos interajam entre si quando próximos, como acontece com os cartões físicos, celulares e máquinas. Desta forma, é possível eliminar a inserção do cartão e senha nas maquininhas de cartões.

A aceitação da modalidade já atingiu patamares elevados, marcando uma alta de 187,8%, em 2022, e somando R$ 572,4 bilhões, segundo dados Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – Abecs.

A partir de tais informações, o Agibank também anunciou um aumento expressivo no volume de compras pagas com a tecnologia “aproxime e pague”. De acordo com o banco, somente no primeiro trimestre deste ano, houve um crescimento de 121,7% na quantidade de transações, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

A preferência do consumidor por este meio de pagamento se deve pela garantia de uma experiência rápida e prática, aponta Matheus Girardi, diretor de Clientes e Produtos do Agibank. “Não ter que andar com dinheiro em papel e frequentar caixas eletrônicos são duas das principais razões para o Pix e o pagamento por aproximação estarem conquistando cada vez mais a preferência das pessoas”.

Outros dados

Números de uma pesquisa realizada pela Mastercad mostram que mais de 80% dos brasileiros utilizaram algum meio de pagamento digital ao menos uma vez entre 2021 e 2022. Com isso, é possível observar o impacto que a tecnologia traz ao ampliar a inclusão financeira no Brasil.

Ainda de acordo com o Agibank, o objetivo da instituição financeira é inserir mais facilidades na rotina de seus clientes, embora reconheça que existe uma grande parte da população brasileira dependente de suporte para usufruir dos canais digitais e ter um acesso mais digno a serviços que visam melhorar a vida cotidiana.

Vale lembrar, que o banco conta com uma plataforma completa digital e mais 900 lojas físicas distribuídas pelo país, que “funcionam como portões de acesso para o mundo virtual”.

As unidades possuem atendimentos direcionados ao perfil de cada usuário e especialistas que oferecem uma experiência bastante dedicada e eficaz.

Mercado

Moody’s Rebaixa Classificação de Crédito dos EUA para “Aa1” Devido a Dívida e Juros Crescentes

A agência Moody’s rebaixou nesta sexta-feira a classificação de crédito dos Estados Unidos em um degrau, de “Aaa” para “Aa1”, citando dívida e juros crescentes, “que são significativamente mais altos do que os de soberanos com classificação semelhante”. “Sucessivas administrações e o Congresso dos EUA falharam em chegar a um acordo sobre medidas para reverter […]

Ibovespa

Fechamento Ibovespa: Banco do Brasil (BBAS3) em Queda e Marfrig (MRFG3) em Alta com Incorporação da BRF

O Ibovespa encerrou a sexta-feira com uma leve queda, influenciado pela desvalorização das ações do Banco do Brasil, que decepcionaram os investidores com os resultados do início do ano. Em contrapartida, as ações da Marfrig atingiram novos recordes após a empresa anunciar a incorporação da BRF. O principal índice da bolsa brasileira caiu 0,11%, fechando […]