Mercado

Pagamento por aproximação cresce com usuários do Agibank

  • 24/04/2023 - 10h13
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 3 min de leitura

O pagamento por aproximação passou a ser uma realidade presente no dia a dia de muitos brasileiros. O sistema tende a se expandir cada vez mais no país, abrindo espaço dentro dos meios financeiros.

O recurso, tido como um meio seguro e ágil, ganhou ainda mais destaque após a pandemia do coronavírus, visto que o sistema minimizou o contato físico entre as pessoas.

Tecnologia 

A tecnologia chamada NFC aplicada nesse sistema permite que dois objetos interajam entre si quando próximos, como acontece com os cartões físicos, celulares e máquinas. Desta forma, é possível eliminar a inserção do cartão e senha nas maquininhas de cartões.

A aceitação da modalidade já atingiu patamares elevados, marcando uma alta de 187,8%, em 2022, e somando R$ 572,4 bilhões, segundo dados Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – Abecs.

A partir de tais informações, o Agibank também anunciou um aumento expressivo no volume de compras pagas com a tecnologia “aproxime e pague”. De acordo com o banco, somente no primeiro trimestre deste ano, houve um crescimento de 121,7% na quantidade de transações, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

A preferência do consumidor por este meio de pagamento se deve pela garantia de uma experiência rápida e prática, aponta Matheus Girardi, diretor de Clientes e Produtos do Agibank. “Não ter que andar com dinheiro em papel e frequentar caixas eletrônicos são duas das principais razões para o Pix e o pagamento por aproximação estarem conquistando cada vez mais a preferência das pessoas”.

Outros dados

Números de uma pesquisa realizada pela Mastercad mostram que mais de 80% dos brasileiros utilizaram algum meio de pagamento digital ao menos uma vez entre 2021 e 2022. Com isso, é possível observar o impacto que a tecnologia traz ao ampliar a inclusão financeira no Brasil.

Ainda de acordo com o Agibank, o objetivo da instituição financeira é inserir mais facilidades na rotina de seus clientes, embora reconheça que existe uma grande parte da população brasileira dependente de suporte para usufruir dos canais digitais e ter um acesso mais digno a serviços que visam melhorar a vida cotidiana.

Vale lembrar, que o banco conta com uma plataforma completa digital e mais 900 lojas físicas distribuídas pelo país, que “funcionam como portões de acesso para o mundo virtual”.

As unidades possuem atendimentos direcionados ao perfil de cada usuário e especialistas que oferecem uma experiência bastante dedicada e eficaz.

Mercado

Banco do Japão Considera Aumento de Juros Diante de Inflação Impulsionada por Custos de Alimentos

O Banco do Japão precisa elevar a taxa de juros se os aumentos persistentes nos custos dos alimentos levarem a uma inflação generalizada, disse o presidente do banco central, Kazuo Ueda, nesta quarta-feira, sinalizando a determinação de continuar a retirar o apoio monetário. Ueda disse que a recente inflação “muito alta” do Japão foi impulsionada […]

Mercado

Governo Brasileiro Adia Plano de Taxar Big Techs

O governo brasileiro decidiu colocar em compasso de espera o já anunciado plano de taxar big techs, projeto que deve permanecer na gaveta por ora apesar de estar pronto, sob receio de que a iniciativa possa ser encarada como resposta às políticas tarifárias do presidente norte-americano Donald Trump, disseram duas fontes com conhecimento do assunto. […]

Mercado

23andMe Entra com Pedido de Recuperação Judicial e Levanta Preocupações sobre Privacidade de Dados Genéticos

A procuradora-geral de Nova York incentivou os clientes da 23andMe a protegerem seus dados diante das crescentes preocupações com privacidade, após a empresa de testes genéticos entrar com pedido de recuperação judicial em meio à queda na demanda por seus serviços. A incerteza em relação ao futuro da empresa e os receios com a potencial […]

Mercado

Archer-Daniels-Midland (ADM) Realiza Nova Onda de Demissões em Divisão de Comércio de Grãos e Processamento de Sementes Oleaginosas

A Archer-Daniels-Midland (ADM), comerciante de grãos norte-americana, está realizando uma nova onda de demissões esta semana em sua divisão de comércio de grãos e processamento de sementes oleaginosas, a maior unidade da empresa, de acordo com três fontes com conhecimento do assunto. Sediada em Chicago, a ADM disse em fevereiro que cortará até 700 empregos, […]