Petrobras Lança Chamada Pública para Aquisição de Biometano - Investimentos e Notícias Petrobras Lança Chamada Pública para Aquisição de Biometano - Investimentos e Notícias
Mercado

Petrobras Lança Chamada Pública para Aquisição de Biometano

  • 06/01/2025 - 13h00
  • Atualizado 3 meses atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

A Petrobras lançou nesta segunda-feira sua primeira chamada pública para a aquisição de biometano, à medida que busca incentivar o mercado do insumo renovável, informou a companhia em nota à imprensa.

A iniciativa prevê o recebimento de ofertas para contratação firme com entregas a partir de 2026, prazos contratuais de até 11 anos, e recebimento em diferentes pontos de entrega, como refinarias, usinas termelétricas, na malha de transporte e na malha de distribuição, informou a empresa.

A Petrobras adicionou que processo busca ainda o levantamento das condições comerciais ofertadas pelo mercado em função do mandato de descarbonização criado pela Lei do Combustível do Futuro, sancionada em outubro passado.

O biometano é um gás de origem renovável que serve como substituto do gás natural, e que vem ganhando mais atenção diante da agenda de transição energética. Ele resulta do processamento do biogás, que por sua vez é obtido de resíduos orgânicos urbanos e agropecuários, como de aterros sanitários e da indústria processadora de cana-de-açúcar.

O biometano pode ser utilizado para geração de energia renovável, como insumo na descarbonização da indústria, na produção de hidrogênio de baixo carbono, bem como em processos de biorrefino e produção de fertilizantes, ressaltou a empresa.

“Dentro dos conceitos da Transição Energética justa, se a empresa obtiver sinalização positiva dos produtores quanto às condições de competividade e oferta desse insumo, a Petrobras pode adquirir volumes três a quatro vezes maiores do que a produção média diária de biometano do país, que é de cerca de 220 mil m³/dia, conforme registros públicos da ANP (agência reguladora)”, disse em nota o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

Etapas da Chamada Pública

  • A primeira etapa da chamada será não vinculante e demandará a apresentação de propostas comerciais, acompanhadas de informações como a origem do biometano, o meio de movimentação, a eventual sazonalidade de produção e o cronograma previsto, no caso de projetos que ainda não estejam operando.
  • A etapa seguinte, prevista a partir de maio de 2025, será de negociação comercial para aquisição de biometano.

A Petrobras destacou que a chamada pública incentivará o desenvolvimento de todo o ecossistema relacionado ao biometano em diversos pontos do país.

Mercado

Ministro das Finanças do Japão Rebate Acusações de Manipulação Cambial para Enfraquecer o Iene

O Japão não manipula o mercado de câmbio para enfraquecer o iene, disse o ministro das Finanças, Katsunobu Kato, ao Parlamento nesta sexta-feira, rebatendo as acusações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Japão deprecia intencionalmente sua moeda para ajudar os exportadores. As declarações foram feitas antes da visita programada de Kato […]

Mercado

Gabinete da China Anuncia Medidas para Estabilizar Emprego e Comércio Exterior em Meio a Desafios Globais

O gabinete da China prometeu nesta sexta-feira estabilizar o emprego e o comércio exterior “em face de um ambiente externo complexo e severo”, informou a mídia estatal chinesa. O gabinete prometeu, em uma reunião, impulsionar a demanda doméstica, intensificar o ajuste anticíclico e estabilizar o mercado de ações, de acordo com a emissora estatal CCTV. […]

Mercado

Petrobras (PETR3, PETR4) Planeja Concorrência para Retomar Operações de Fábricas de Fertilizantes, Superando Disputas com Unigel

O conselho da Petrobras aprovou na quinta-feira o lançamento de uma concorrência para escolher uma empresa que reinicie as operações de suas fábricas de fertilizantes no Nordeste, mas a medida ainda depende da superação de disputas travadas com a Unigel, atual arrendatária das plantas, disseram quatro fontes a par das discussões. A Petrobras havia arrendado […]