PicPay permite que clientes façam empréstimos entre si PicPay permite que clientes façam empréstimos entre si
Mercado

PicPay permite que clientes façam empréstimos entre si

  • 28/12/2023 - 17h06
  • Atualizado 3 meses atrás
  • 2 min de leitura

O PicPay possui uma plataforma que oferece empréstimos entre pessoas físicas. O chamado Clube do Empréstimo serve para que um cliente empreste dinheiro a outro cliente por meio do serviço de pagamento.

De acordo com a empresa, quem realiza o empréstimo, conta com a promessa de retornos significativos de até 162% ao ano. Já quem toma o empréstimo, tem a expectativa de juros bastante atraentes.

O processo foi autorizado pelo Banco Central do Brasil, que criou as Sociedades de Empréstimos entre Pessoas (SEP) em 2018. Após o BC regular a operação, as fintechs passaram a ter permissão para intermediar os contratos entre as partes (denomina P2P Lending), como é o caso do PicPay, por exemplo.

Juros

No entanto, para quem pretende avaliar as vantagens do recurso, é necessário entender se os juros praticados valem a pena. O PicPay oferece taxas a partir de 3% ao mês, porém, é importante compará-las com as cobradas em empréstimos pessoais e consignados tradicionais, que, em sua maioria, costumam ser menores.

De acordo com o Procon, a taxa média no empréstimo pessoal é de 7,96% ao mês, enquanto no consignado, a taxa máxima é de 1,80% ao mês. Ou seja, nem sempre os produtos ofertados pelas instituições financeiras contam com recursos compensatórios.

Além disso, consultar a própria situação financeira, identificando os pontos negativos e positivos, também é uma forma de tomar a decisão correta sobre a contratação de qualquer modalidade de empréstimo pessoal.

Vale lembrar que, no serviço do PicPay há uma avaliação particular de cada investidor ou tomador de empréstimo, com as características das taxas, além da possibilidade de não pagamento da dívida pelo tomador, o que pode acarretar prejuízos para os usuários.

Características do Clube do Empréstimo 

Dentre alguns itens do Clube do Empréstimo estão taxas de juros inferiores às dos bancos tradicionais, número de parcelas e condições de pagamentos personalizadas e produtos isentos do IOF. Além disso, a pessoa não precisa ter conta em banco, conseguindo realizar todo o procedimento via aplicativo da plataforma.

Por fim, a fintech ainda destaca que os empréstimos podem ser de até R$ 15 mil, com taxas de juros a partir de 3,02% ao mês.

Mercado

Ministra das Finanças do Reino Unido discute Acordo Comercial com os EUA e Desequilíbrios Econômicos Globais

A ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, disse nesta quinta-feira que compartilha com algumas das preocupações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre os desequilíbrios na economia mundial, um dia antes de discutir um acordo comercial com seu colega norte-americano. Falando no Fundo Monetário Internacional (FMI), Reeves disse que as tarifas comerciais — […]

Mercado

CMA CGM Adquire Controle da Santos Brasil (STBP3) e Anuncia OPA

A operadora de terminais portuários Santos Brasil informou nesta quinta-feira que o grupo francês CMA CGM concluiu a aquisição de papéis (ações e Global Depositary Receipts) equivalentes a quase 48% do capital da companhia, passando a ser titular de cerca de 51% da empresa em bases totalmente diluídas. Com a conclusão da operação, conforme divulgado […]

Mercado

Hackers Norte-Coreanos Criam Empresas de Fachada nos EUA para Atacar Setor de Criptomoedas

Espiões cibernéticos norte-coreanos criaram duas empresas nos Estados Unidos, violando sanções do Tesouro norte-americano, para infectar com software malicioso desenvolvedores que trabalham no setor de criptomoedas, de acordo com pesquisadores de segurança e documentos analisados. As empresas — Blocknovas LLC e Softglide LLC — foram criadas nos estados do Novo México e de Nova York […]