Projeções Econômicas do Banco Central: Inflação, Selic e PIB - Investimentos e Notícias Projeções Econômicas do Banco Central: Inflação, Selic e PIB - Investimentos e Notícias
Mercado

Projeções Econômicas do Banco Central: Inflação, Selic e PIB

  • 03/02/2025 - 09h41
  • Atualizado 5 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

Analistas consultados pelo Banco Central passaram a ver uma inflação ligeiramente mais alta ao fim deste ano e do próximo, mantendo suas projeções para Selic, Produto Interno Bruto (PIB) e cotação do dólar em ambos os períodos, de acordo com a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que a expectativa para o IPCA agora é de alta de 5,51% ao fim deste ano, de 5,50% na pesquisa anterior, no que foi a 16ª semana consecutiva de aumento na previsão. Para 2026, a projeção para a inflação brasileira é de 4,28%, de 4,22% anteriormente.

O centro da meta perseguida pelo BC é de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou também a manutenção na expectativa para o nível da taxa básica de juros neste ano e no próximo. A mediana das previsões para a Selic em 2025 continua sendo de 15,00%, enquanto para 2026 a projeção ainda é de que a taxa atinja 12,50%.

Esta é a primeira pesquisa Focus divulgada desde a mais recente decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que elevou a Selic novamente em 1 ponto percentual na quarta-feira passada, a 13,25% ao ano, como havia sinalizado no encontro anterior, repetindo ainda a orientação de que realizará uma alta da mesma magnitude em março.

Os membros do Copom, no entanto, não forneceram indícios sobre os próximos passos para além de março. A ata da reunião do Copom será divulgada na terça-feira.

Analistas também têm demonstrado preocupações com o início do governo de Donald Trump nos EUA. A expectativa é de que as medidas do presidente, que incluem tarifas de importação, possam fortalecer o dólar e prejudicar ativos e as economias de países emergentes.

Trump confirmou no fim de semana sua promessa de impor tarifas sobre México, Canadá e China, indicando que as taxas entrarão em vigor na terça-feira.

Expectativas Econômicas

  • Inflação (IPCA) para o fim deste ano: 5,51%
  • Inflação (IPCA) para 2026: 4,28%
  • Selic em 2025: 15,00%
  • Selic em 2026: 12,50%
  • Cotação do dólar em 2025 e 2026: 6,00 reais
  • Crescimento do PIB em 2023: 2,06%
  • Crescimento do PIB em 2026: 1,72%

Mercado

ASML Enfrenta Possível Estagnação de Receita em 2026 Devido a Incertezas Tarifárias nos EUA

A ASML, maior fornecedora mundial de equipamentos de fabricação de chips de computador, alertou nesta quarta-feira que pode não alcançar um crescimento de receita em 2026, à medida que os fabricantes de semicondutores que estão construindo fábricas nos EUA aguardam clareza sobre o impacto potencial das tarifas. A incerteza nas negociações sobre tarifas estimulou os […]

Mercado

Índices de Wall Street Oscilam com Dados de Inflação e Balanços Corporativos; Destaque para Goldman Sachs (GS), Morgan Stanley (MS) e Bank of America (BAC)

Os principais índices de Wall Street oscilavam pouco nesta quarta-feira, com os investidores analisando novos dados de inflação nos Estados Unidos e digerindo uma nova rodada de balanços corporativos. Os preços ao produtor dos EUA se mantiveram estáveis em junho, desafiando as expectativas, uma vez que os custos mais altos dos produtos tarifados foram compensados […]

Mercado

Nvidia (NVDA) Planeja Aumentar Fornecimento de Chips H20 para a China Após Reversão de Restrição de Exportação

A Nvidia aumentará o fornecimento de chips H20 em conformidade com a China nos próximos meses e buscará levar semicondutores mais avançados para o segundo maior mercado de tecnologia do mundo, disse o presidente-executivo Jensen Huang em um evento em Pequim. As declarações de Huang foram feitas depois que a empresa mais valiosa do mundo […]