A Ucrânia registrou uma queda nas exportações agrícolas de dezembro após a introdução de um esquema destinado a coibir a evasão fiscal sobre commodities agrícolas, informou o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.
Em 1º de dezembro, o governo introduziu preços mínimos de exportação, impôs novos controles sobre as remessas pelos serviços fiscais e alfandegários do país e limitou a autorização de exportação às empresas que pagam imposto sobre valor agregado.
O objetivo era impedir que os exportadores usassem preços de exportação artificialmente baixos para evitar o pagamento de impostos, uma prática que prejudica as contas nacionais.
“A (queda no) volume das exportações agrícolas em dezembro de 2024 em comparação com dezembro de 2023 é o resultado da adaptação dos exportadores às novas condições de exportação”, disse o ministério em um comentário por escrito, sem fornecer os números do mês.
O sindicato de comerciantes UGA da Ucrânia disse na quarta-feira que os principais produtos em volumes de exportação de commodities agrícolas em dezembro caíram quase 35% em relação ao ano anterior.
O sindicato disse que os embarques de trigo apresentaram a maior queda.
A Ucrânia é um produtor e exportador global de grãos, sementes oleaginosas e óleos vegetais, mas a produção caiu desde a invasão russa em 2022.
Dados de Exportação
- As exportações combinadas de grãos, sementes oleaginosas e óleos vegetais totalizaram quase 4,7 milhões de toneladas métricas em dezembro de 2024, abaixo dos 7,2 milhões do ano anterior.
- As exportações de trigo caíram de 1,84 milhão para 789.000 toneladas.
- Os embarques de milho recuaram de 3,12 milhões para 2,50 milhões de toneladas.
Para a temporada de julho-junho de 2024/25 até o momento, o ministério disse na quarta-feira que as exportações de grãos da Ucrânia aumentaram para 22,44 milhões de toneladas, de 19,42 milhões no ano anterior.