Queda nas Vendas do Varejo em Fevereiro, Aponta Índice da Cielo (BBAS3) - Investimentos e Notícias Queda nas Vendas do Varejo em Fevereiro, Aponta Índice da Cielo (BBAS3) - Investimentos e Notícias
Mercado

Queda nas Vendas do Varejo em Fevereiro, Aponta Índice da Cielo (BBAS3)

  • 13/03/2025 - 10h21
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 2 min de leitura

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostrou queda de 0,4% nas vendas no varejo brasileiro em fevereiro, descontada a inflação, sobre um ano antes, conforme dados divulgados nesta quinta-feira pela empresa de pagamentos controlada por Banco do Brasil e Bradesco.

Foi o terceiro mês seguido de queda no comércio brasileiro apurada pelo ICVA, e o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves, destacou que fevereiro teve um dia útil a menos em relação ao ano passado, que foi bissexto.

“O resultado só não foi mais negativo porque este ano, diferente do ano passado, o Carnaval caiu em março. Se fosse em fevereiro haveria menos dias úteis e, portanto, menos atividade econômica”, afirmou em comunicado, avaliando que efeitos inflacionários também podem ter afetado negativamente o consumo.

Mais cedo, a rival Stone informou queda de 1% nas vendas do varejo em fevereiro sobre um ano antes.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 5,1%, com o ecommerce mostrando alta de 5,4% e o comércio físico registrando acréscimo de 5%.

Variação nas Vendas por Macrossetores

  • Serviços teve alta de 0,5%.
  • Bens duráveis aumento de 1,6% nas vendas.
  • Bens não duráveis sofreram retração de 1,4%.

Variação Regional nas Vendas

  • Norte: queda de 3,1%.
  • Centro-Oeste: queda de 2,6%.
  • Nordeste: queda de 1%.
  • Sudeste: acréscimo de 0,3%.
  • Sul: acréscimo de 0,1%.

O ICVA acompanha mensalmente a evolução do varejo no país de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas.

(Com Reuters)

Mercado

XP Reporta Crescimento de 12% no Lucro Líquido Ajustado do Terceiro Trimestre e Anuncia Recompra de Ações e Dividendos

A XP teve lucro líquido ajustado de R$1,33 bilhão no terceiro trimestre, alta de 12% sobre o resultado positivo do mesmo período do ano passado, segundo números divulgados nesta segunda-feira pela companhia. Uma das principais provedoras de produtos e serviços financeiros no Brasil, a empresa teve captação líquida no período de R$29 bilhões, abaixo dos […]

Mercado

Contratos Futuros de Trigo e Soja Atingem Altas Históricas com Compras Técnicas e Demanda Chinesa

Os contratos futuros do trigo negociados na bolsa de Chicago atingiram nesta segunda-feira seu nível mais alto desde julho, devido a compras técnicas e cobertura de posições vendidas, segundo analistas. O suporte dos fortes ganhos nos futuros da soja também ajudou a elevar os futuros do trigo. Os suprimentos globais de trigo são considerados amplos. […]