Os emplacamentos de veículos da Tesla caíram em alguns mercados europeus importantes em dezembro, com a participação de mercado da montadora norte-americana despencando na região em 2025.
A marca de veículos elétricos de Elon Musk tem apresentado queda nas vendas na Europa desde o final de 2024 devido ao aumento da concorrência, à sua linha de produtos desatualizada e aos protestos contra os elogios públicos de Musk a figuras políticas de direita europeias. A expectativa é também de que a empresa divulgue uma queda acentuada nos números de entregas globais do quarto trimestre ainda nesta sexta-feira.
Apesar do lançamento de versões mais baratas dos modelos Y e 3 da Tesla em toda a Europa, seus negócios ainda não se recuperaram.
Queda nos Emplacamentos por País
- Na França, os emplacamentos da Tesla caíram 66% no mês passado, para 1.942 veículos. Em 2025, caíram 37%.
- Na Suécia, os emplacamentos da Tesla caíram 71%, para 821 veículos em dezembro, levando a uma queda de 70% em 2025.
- Em Portugal e Espanha, os emplacamentos caíram 13% para 1.207 carros e 44% para 1.794, respectivamente. No acumulado de 2025, recuaram 22% em Portugal e 4% em Espanha.
Até novembro, a participação de mercado da Tesla na Europa, Reino Unido e Associação Europeia de Livre Comércio havia caído para 1,7%, ante 2,4% no mesmo período de 2024, mesmo com as vendas totais de veículos elétricos a bateria atingindo 18,8% do mercado.
No entanto, na Noruega, os emplacamentos da Tesla aumentaram 89% em dezembro em comparação com o ano anterior, chegando a 5.679 veículos.
Em 2025, a marca detinha uma participação de mercado superior a 19% naquele país, estabelecendo um novo recorde anual de vendas e beneficiando-se do fato de quase todas as vendas de carros novos na Noruega serem de veículos elétricos.
(Com Reuters)