Rentabilidade de Imóveis Residenciais Atinge 19,1% ao Ano em 2024, Segundo QuintoAndar e FGV - Investimentos e Notícias Rentabilidade de Imóveis Residenciais Atinge 19,1% ao Ano em 2024, Segundo QuintoAndar e FGV - Investimentos e Notícias
Mercado

Rentabilidade de Imóveis Residenciais Atinge 19,1% ao Ano em 2024, Segundo QuintoAndar e FGV

  • 25/03/2025 - 13h01
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 2 min de leitura

A rentabilidade total de imóveis residenciais chegou a 19,1% ao ano em 2024, de 16,4% no ano anterior, afirma levantamento da imobiliária digital QuintoAndar em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

O retorno financeiro de 19,1% ao ano é resultado da soma do rendimento estimado com o aluguel (6,2%) e da média de valorização dos imóveis no período (12,9%), de acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira.

“No entanto, diversos fatores influenciam essa equação, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a disponibilidade de crédito subsidiado, como o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), por exemplo”, disse o economista do QuintoAndar Evandro Luis Alves.

O rendimento médio ao ano para os aluguéis residenciais cresceu de 5,7% em 2023 para 6,2% no ano passado, segundo o levantamento, que considera dados de anúncios e contratos fechados pelo QuintoAndar.

Já a rentabilidade total bruta dos imóveis, que passou de 10,6% em 2023 para 12,9% em 2024, baseia-se no Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), que estima a variação de preços de venda a partir de laudos de financiamentos imobiliários fornecidos pelos bancos.

Rentabilidade em Capitais

  • São Paulo: 17,2% ao ano
  • Belo Horizonte: 26,6% ao ano
  • Rio de Janeiro: 12,9% ao ano

(Com Reuters)

Mercado

Ministra das Finanças do Reino Unido discute Acordo Comercial com os EUA e Desequilíbrios Econômicos Globais

A ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, disse nesta quinta-feira que compartilha com algumas das preocupações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre os desequilíbrios na economia mundial, um dia antes de discutir um acordo comercial com seu colega norte-americano. Falando no Fundo Monetário Internacional (FMI), Reeves disse que as tarifas comerciais — […]

Mercado

CMA CGM Adquire Controle da Santos Brasil (STBP3) e Anuncia OPA

A operadora de terminais portuários Santos Brasil informou nesta quinta-feira que o grupo francês CMA CGM concluiu a aquisição de papéis (ações e Global Depositary Receipts) equivalentes a quase 48% do capital da companhia, passando a ser titular de cerca de 51% da empresa em bases totalmente diluídas. Com a conclusão da operação, conforme divulgado […]