Mercado

Santander Anuncia Recompra de Ações e Previsões de Lucro

  • 05/02/2025 - 10h42
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

O Santander anunciou nesta quarta-feira que fará 10 bilhões de euros em recompras de ações este ano e em 2026 e previu maior lucratividade devido ao crescimento mais forte da unidade de banco de varejo nos Estados Unidos e ganhos de eficiência.

O banco espanhol anunciou um programa de recompra de ações de cerca de 25% do lucro a partir do segundo semestre de 2024.

O lucro líquido do quarto trimestre aumentou 11% em relação ao ano anterior, para 3,27 bilhões de euros, enquanto o lucro líquido do ano cresceu 14%, para 12,57 bilhões. Ambos os números superaram as previsões dos analistas.

A unidade brasileira do Santander também anunciou mais cedo nesta quarta-feira resultados de quarto trimestre, com um crescimento de cerca de 75% no lucro líquido.

O crescimento ajudou a elevar o retorno sobre patrimônio líquido, uma medida de lucratividade, para 16,3% no final do ano, em comparação com 16,2% nos primeiros nove meses de 2024. Para 2025, o Santander espera um índice de mais de 17%, em comparação com a expectativa anterior de 15% a 17%.

A presidente do conselho de administração do Santander, Ana Botín, disse que podem surgir oportunidades de crescimento orgânico em mercados como os EUA se o “contexto operacional melhorar”, já que a unidade de banco de varejo da instituição deve se beneficiar de um ambiente de juros menores no futuro.

O lucro líquido nos EUA mais do que triplicou no trimestre, enquanto a receita de empréstimos aumentou 2%.

Mercado

IBC-Br Cresce 0,90% em Janeiro, Superando Expectativas do Mercado

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou avanço de 0,90% em janeiro na comparação com o mês anterior, segundo dados dessazonalizados divulgados pelo BC nesta segunda-feira. O resultado ficou bem acima da expectativa em pesquisa de expansão de 0,22%. Na comparação com o mesmo mês do […]

Mercado

Projeções Econômicas do Banco Central: Crescimento do PIB e Inflação em Queda, Expectativa para Dólar Hoje em 2025 é Reduzida para R$5,98

Analistas consultados pelo Banco Central reduziram as medianas de suas projeções para o crescimento da economia brasileira neste ano e no próximo, com a expectativa em relação à expansão de 2025 caindo abaixo da marca de 2%, enquanto também diminuíram a previsão para a inflação deste ano, mas viram uma alta maior em 2026, de […]