Dólar Hoje: Alta nas Taxas de Juros e Criação de Empregos no Brasil Elevam Preocupações com Inflação - Investimentos e Notícias Dólar Hoje: Alta nas Taxas de Juros e Criação de Empregos no Brasil Elevam Preocupações com Inflação - Investimentos e Notícias
Mercado

Dólar Hoje: Alta nas Taxas de Juros e Criação de Empregos no Brasil Elevam Preocupações com Inflação

  • 26/02/2025 - 11h01
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 3 min de leitura

As taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) aceleraram seus ganhos ao longo da manhã, em meio ao fortalecimento do dólar ante o real e após o anúncio de que o Brasil gerou mais de 137 mil empregos formais em janeiro, quase três vezes o projetado pelo mercado, o que eleva as preocupações em torno do controle da inflação.

O avanço das taxas futuras no Brasil também é ajudado neste início de tarde pelo exterior, onde os rendimentos dos Treasuries saltaram para o território positivo.

Investidores se mantêm atentos ainda às articulações políticas em Brasília, com foco nas mudanças nos ministérios e em anúncios que podem impactar a área fiscal.

Às 12h26, a taxa do DI para janeiro de 2026 estava em 14,72%, em alta de 13 pontos-base ante o ajuste de 14,588% da véspera, enquanto a taxa do vencimento para janeiro de 2033 estava em 14,75%, com elevação de 20 pontos-base ante 14,547%.

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que foram geradas 137.303 vagas formais em janeiro, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O resultado do mês passado foi fruto de 2.271.611 admissões e 2.134.308 desligamentos e ficou muito acima da expectativa de economistas apontada em pesquisa da Reuters, de criação líquida de 48.000 vagas.

Na segunda-feira o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, havia antecipado a geração de “mais de 100 mil vagas” em janeiro, o que esvaziou em parte o impacto da divulgação desta quarta-feira.

O cenário político também segue no foco dos investidores no Brasil, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e indicar para seu lugar Alexandre Padilha, que deixará a Secretaria de Relações Institucionais.

A dança das cadeiras nos ministérios é mais uma tentativa de Lula de retomar apoio político em Brasília, em um contexto de queda de popularidade. Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira indicou que a avaliação negativa do governo Lula disparou na Bahia e em Pernambuco, os dois maiores Estados do Nordeste em termos de população.

No mercado, um dos receios é de que Lula, ao ser pressionado pela perda de apoio, abra os cofres e piore ainda mais a situação fiscal do governo.

Nesta manhã, durante coletiva em Brasília, Marinho confirmou que será publicada na sexta-feira a medida provisória liberando o saque do saldo remanescente do FGTS para trabalhadores demitidos entre janeiro de 2020 até a data da publicação e que, por terem aderido ao saque-aniversário, ficaram impedidos de acessar os recursos. Conforme o governo, serão disponibilizados R$12 bilhões.

No exterior, às 12h29, o rendimento do Treasury de dez anos — referência global para decisões de investimento — subia 1 ponto-base, a 4,306%.

(Com Reuters)

Mercado

FMI Prepara Revisões Econômicas em Meio a Tensões Comerciais Globais, Diz Georgieva

O aumento das tensões comerciais e as mudanças radicais no sistema de comércio global provocarão revisões para baixo nas previsões econômicas do Fundo Monetário Internacional (FMI), mas não se espera uma recessão global, disse a diretora-gerente da instituição, Kristalina Georgieva, nesta quinta-feira. Georgieva disse que as economias dos países estão sendo testadas por uma reinicialização […]

Mercado

IGC Eleva Previsão de Produção Global de Milho para 2025/26 com Destaque para EUA e África Subsaariana

O Conselho Internacional de Grãos (IGC) aumentou sua previsão para a produção global de milho em 2025/26, impulsionado por uma melhor perspectiva na África Subsaariana e nos Estados Unidos. Em um relatório mensal, o órgão intergovernamental disse que agora vê a produção global de milho em 1,274 bilhão de toneladas, um aumento de 5 milhões […]

Mercado

Previsões de Recessão nos EUA Aumentam com Tarifas e Incertezas Econômicas

Uma política tarifária agressiva dos Estados Unidos provocará uma desaceleração significativa na economia norte-americana neste ano e no próximo, com a probabilidade média de recessão nos próximos 12 meses se aproximando de 50%, de acordo com economistas consultados. Uma pausa repentina de 90 dias nas tarifas recíprocas sobre parceiros comerciais imposta pelo presidente Donald Trump […]