Mercado

Trudeau comenta sobre possível absorção do Canadá pelos EUA

  • 07/02/2025 - 16h40
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que a conversa do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre absorver o Canadá “é uma coisa real” e está ligada aos ricos recursos naturais do país, segundo uma fonte do governo.

Trudeau fez os comentários durante uma sessão a portas fechadas com líderes empresariais e trabalhistas sobre a melhor forma de responder às ameaças de Trump de impor tarifas sobre as importações canadenses.

Seus comentários foram relatados pela primeira vez pelo Toronto Star, que disse que eles foram erroneamente transmitidos por um alto-falante.

Trump tem sugerido repetidamente que o Canadá estaria em melhor situação se concordasse em se tornar o 51º Estado dos EUA.

“Eles estão muito cientes de nossos recursos, do que temos e querem muito poder se beneficiar deles”, disse Trudeau, segundo o Star.

“Mas o sr. Trump tem em mente que uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é absorver nosso país. E isso é uma coisa real.”

A fonte do governo confirmou que o relato do Star sobre os comentários estava correto.

O Canadá, buscando se defender das medidas dos EUA, enfatizou que é um parceiro confiável e um importante fornecedor de petróleo, minerais e outros recursos naturais.

Em declarações abertas aos repórteres, Trudeau havia dito anteriormente que o Canadá poderia enfrentar desafios políticos de longo prazo com os Estados Unidos, mesmo que conseguisse evitar a ameaça de tarifas de Trump.

Na segunda-feira, Trump disse que adiaria a imposição de tarifas sobre as exportações canadenses por 30 dias em troca de concessões na fronteira e na aplicação da lei contra o crime, em particular a repressão ao contrabando de fentanil.

Trudeau disse que o desafio imediato de Ottawa era persuadir Washington de que o Canadá estava fazendo tudo o que podia para combater o fluxo de fentanil. Dados públicos mostram que 0,2% de todo o suprimento do medicamento apreendido nos EUA vem da fronteira canadense.

Se as tarifas fossem impostas, o Canadá responderia da mesma forma, mas seu objetivo seria sempre remover as medidas o mais rápido possível, disse Trudeau aos líderes empresariais e trabalhistas no início da reunião sobre como diversificar o comércio e impulsionar a economia.

“A reflexão estratégica que temos que fazer agora é… como vamos superar, prosperar e nos fortalecer nos próximos quatro anos e no que pode ser uma situação política de longo prazo mais desafiadora com os Estados Unidos?”, disse ele.

O Canadá envia 75% de todas as exportações de bens e serviços para o sul da fronteira, o que o torna altamente vulnerável às sanções dos EUA.

Mercado

Rejeição da Reforma Trabalhista no Senado Colombiano

Um comitê do Senado colombiano rejeitou nesta terça-feira uma reforma trabalhista promovida pelo presidente Gustavo Petro, marcando o mais recente revés nos esforços do líder esquerdista para aprovar a legislação econômica e social que ele prometeu durante a campanha. A reforma trabalhista era uma iniciativa fundamental para Petro, que diz ter um mandato dos eleitores […]

Mercado

Trump demite comissários democratas da FTC

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu dois comissários democratas da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) nesta terça-feira, em outro grande teste para a independência das agências reguladoras. Um funcionário da Casa Branca confirmou as demissões dos comissários democratas Alvaro Bedoya e Rebecca Kelly Slaughter depois que elas foram relatadas, […]

Mercado

Arezzo (AZZA3): Acionistas Negam Discussões de Cisão ou Venda de Participação

Os acionistas de referência da Azzas 2154, Alexandre Birman e Roberto Jatahy, informaram que não há, no momento, qualquer discussão em andamento sobre compra de participação ou sobre cisão ou segregação de negócios da companhia, disse a Azzas na noite desta terça-feira. Segundo fato relevante divulgado pela companhia ao mercado, ao serem indagados sobre notícias […]