Trump adia tarifas sobre veículos da América do Norte - Investimentos e Notícias Trump adia tarifas sobre veículos da América do Norte - Investimentos e Notícias
Mercado

Trump adia tarifas sobre veículos da América do Norte

  • 05/03/2025 - 17h01
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 3 min de leitura

O presidente norte-americano, Donald Trump, concordou em adiar por um mês as tarifas sobre alguns veículos fabricados na América do Norte após uma ligação com os CEOs da General Motors e da Ford e com o presidente da Stellantis, afirmou a Casa Branca nesta quarta-feira.

As montadoras pediram a Trump que renunciasse às tarifas de 25% sobre México e Canadá para veículos que estivessem em conformidade com as regras de origem do Acordo EUA-México-Canadá (USMCA) de 2020. A medida beneficiará montadoras dos EUA e outras fabricantes estrangeiras que estão em conformidade.

“Vamos dar uma isenção de um mês para qualquer automóvel que passe pelo USMCA… para que eles não fiquem em desvantagem”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, a repórteres. “As tarifas recíprocas ainda entrarão em vigor em 2 de abril.”

As montadoras têm oferecido um aumento dos investimentos automotivos nos EUA, mas querem ter certeza sobre as políticas tarifárias e ambientais, afirmaram fontes, notando que Trump pode impor tarifas adicionais em 2 de abril que poderiam impactar drasticamente a produção automotiva dos EUA.

A cadeia de suprimentos automotiva da América do Norte é fortemente integrada entre Estados Unidos, Canadá e México, e em vários estágios de fabricação as peças cruzam fronteiras, o que poderia expor as montadoras a múltiplas tarifas.

A CEO da GM, Mary Barra, o CEO da Ford, Jim Farley, junto com o presidente do conselho da Ford, Bill Ford, e o presidente da Stellantis, John Elkann, participaram da ligação na terça-feira.

As montadoras não quiseram comentar. A Stellantis disse a negociantes que está disposta a ampliar os investimentos nos EUA. As ações da Ford subiam quase 4% nesta quarta-feira, enquanto os papéis da GM tinham alta de 5%.

Limitar o alívio a veículos que estejam em conformidade pode prejudicar algumas montadoras estrangeiras que optaram por pagar a tarifa de 2,5% para exportar veículos do México para os EUA em vez de cumprir as regras de livre comércio da América do Norte.

Trump, em seu discurso no Congresso na terça-feira, disse que havia conversado com os principais executivos das três grandes montadoras de Detroit naquele dia e que as tarifas e outras políticas resultarão em maior crescimento e “permitirão que nossa indústria automobilística dispare”.

A Stellantis afirmou que precisa de tempo antes de realizar grandes mudanças.

“Estamos preparados para trabalhar com o governo Trump para apoiar mais investimentos em nossa presença industrial nos EUA, mas precisamos de tempo para fazer essas mudanças sem impactar negativamente os negócios e nossos clientes”, disse a Stellantis em um email.

As montadoras também apresentaram a ideia ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, em uma reunião virtual na semana passada.

(Com Reuters)

Mercado

Banco do Brasil (BBAS3) Prevê Inflexão na Inadimplência do Agronegócio em 2026 e Anuncia Renegociação de Dívidas

O Banco do Brasil espera um ponto de inflexão na inadimplência do agronegócio a partir do começo do próximo ano, na esteira de uma série de ajustes e medidas que vêm sendo adotadas para tratar um dos principais detratores dos resultados do banco nos últimos trimestres. “Pretendemos mostrar já uma inflexão a partir do primeiro […]

Mercado

Copel (CPLE6) Prepara Estratégia para Capturar Preços Melhores de Energia e Avança no Novo Mercado da B3

A Copel vê espaço para uma subida de preços da energia de curto prazo por motivos estruturais do setor elétrico brasileiro, mesmo que fatores conjunturais como as chuvas possam representar pressão baixista, disseram executivos da companhia elétrica nesta quinta-feira. Em teleconferência de resultados, o diretor da Copel Comercialização, Rodolfo Lima, disse que a empresa está […]

Mercado

Direcional Engenharia (DIRR3) Otimista com Incremento na Demanda devido a Mudanças Econômicas

A Direcional Engenharia espera ver um incremento na demanda apoiado pela recente mudança na faixa de isenção do Imposto de Renda, pelos novos subsídios do FGTS e também pela elevação do teto de financiamento do programa Minha Casa Minha Vida, disseram executivos durante teleconferência com analistas após o balanço do terceiro trimestre. De acordo com […]