Mercado

Trump anuncia tarifas recíprocas em resposta a impostos sobre importações norte-americanas

  • 12/02/2025 - 20h40
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que imporá tarifas recíprocas entre esta quarta-feira e quinta em cada país que cobrar impostos sobre importações norte-americanas, uma medida que aumenta as preocupações com uma guerra comercial global cada vez maior e ameaça acelerar a inflação dos EUA.

“Talvez eu faça isso mais tarde ou posso fazer amanhã de manhã, mas assinarei tarifas recíprocas”, disse Trump a repórteres na Casa Branca.

A mais recente rodada de tarifas de Trump, que estão abalando o mercado, chega no momento em que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, deve visitar a Casa Branca na quinta-feira. O governo Trump reclamou que a Índia tem tarifas altas que bloqueiam importações dos EUA.

O presidente republicano da Câmara, Mike Johnson, disse que acredita que Trump está considerando exceções que incluiriam os setores automotivo e farmacêutico, entre outros, mas afirmou que não tinha certeza.

No geral, economistas consideram tarifas um risco de inflação, e dados divulgados nesta quarta-feira mostraram que os preços aos consumidores cresceram mais em janeiro do que em quase um ano e meio.

O presidente já havia atordoado o mercado ao anunciar tarifas sobre todas as importações de aço e alumínio a partir de 12 de março. Isso atraiu condenações de México, Canadá e União Europeia, enquanto Japão e Áustria afirmaram que estavam tentando exceções das tarifas.

Após as notícias, setores dependentes de importações de aço e alumínio começaram a se mobilizar para compensar o salto esperado em custos.

A UE priorizará negociações em vez de contramedidas retaliatórias por enquanto, em uma tentativa de evitar uma guerra comercial danosa, sinalizaram autoridades nesta quarta-feira.

Possíveis contramedidas da UE

  • Consideração de restaurar contramedidas impostas em 2018 sobre produtos como bourbon e motocicletas Harley-Davidson em resposta às tarifas de Trump sobre aço e alumínio.

O chefe comercial da UE, Maros Sefcovic, falou nesta quarta-feira com o indicado a secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e com o indicado a representante comercial dos EUA, Jamieson Greer.

Mercado

Rejeição da Reforma Trabalhista no Senado Colombiano

Um comitê do Senado colombiano rejeitou nesta terça-feira uma reforma trabalhista promovida pelo presidente Gustavo Petro, marcando o mais recente revés nos esforços do líder esquerdista para aprovar a legislação econômica e social que ele prometeu durante a campanha. A reforma trabalhista era uma iniciativa fundamental para Petro, que diz ter um mandato dos eleitores […]

Mercado

Trump demite comissários democratas da FTC

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu dois comissários democratas da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) nesta terça-feira, em outro grande teste para a independência das agências reguladoras. Um funcionário da Casa Branca confirmou as demissões dos comissários democratas Alvaro Bedoya e Rebecca Kelly Slaughter depois que elas foram relatadas, […]

Mercado

Arezzo (AZZA3): Acionistas Negam Discussões de Cisão ou Venda de Participação

Os acionistas de referência da Azzas 2154, Alexandre Birman e Roberto Jatahy, informaram que não há, no momento, qualquer discussão em andamento sobre compra de participação ou sobre cisão ou segregação de negócios da companhia, disse a Azzas na noite desta terça-feira. Segundo fato relevante divulgado pela companhia ao mercado, ao serem indagados sobre notícias […]