Funcionários da Voice of America colocados em licença após decreto de Trump - Investimentos e Notícias Funcionários da Voice of America colocados em licença após decreto de Trump - Investimentos e Notícias
Mercado

Funcionários da Voice of America colocados em licença após decreto de Trump

  • 15/03/2025 - 15h21
  • Atualizado 1 mês atrás
  • 3 min de leitura

Vários funcionários da Voice of America foram colocados em licença remunerada neste sábado, um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, assinar um decreto reduzindo drasticamente a estrutura do veículo de comunicação financiado pelo governo e outras seis agências federais.

Funcionários da Voice of America, uma emissora de mídia internacional que opera em mais de 40 idiomas, compartilharam um e-mail que os colocou em licença administrativa com salário integral e benefícios “até notificação em contrário”.

Os e-mails, enviados por um executivo de recursos humanos da US Agency for Global Media (USAGM) — agência controladora da Voice of America — instruíam os funcionários a não entrarem em suas instalações de trabalho nem acessarem sistemas internos.

Não ficou claro no primeiro momento quantos funcionários foram colocados em licença. A USAGM, que também financia a Radio Free Europe/Radio Liberty e a Radio Free Asia, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A medida ocorre após Trump assinar um decreto na sexta-feira instruindo a USAGM e outras seis agências pouco conhecidas a reduzir suas operações ao mínimo exigido por lei, dizendo que isso era necessário para diminuir a burocracia.

Trump, que entrou em choque com a Voice of America durante seu primeiro mandato, escolheu a ex-âncora de notícias Kari Lake para ser diretora do veículo em seu segundo mandato. Aliada fiel do presidente, Lake frequentemente acusa a grande mídia de preconceito anti-Trump.

Em uma mensagem na plataforma de mídia social X neste sábado, Lake disse que a ordem de Trump impactou a USAGM “e seus veículos VOA e OCB”, referindo-se à Voice of America e ao Office of Cuba Broadcasting. Ela disse aos funcionários da agência para verificarem seus e-mails imediatamente.

Agências afetadas pela ordem de Trump

  • Serviço Federal de Mediação e Conciliação
  • Centro Internacional Woodrow Wilson para Acadêmicos
  • Instituto de Serviços de Museus e Bibliotecas
  • Conselho Interinstitucional dos EUA sobre Desabrigados
  • Fundo de Instituições Financeiras de Desenvolvimento Comunitário
  • Agência de Desenvolvimento de Negócios Minoritários

A ordem dizia que essas agências deveriam eliminar todas as operações não codificadas em estatuto, bem como “reduzir o desempenho de suas funções estatutárias e pessoal associado à presença e função mínimas exigidas por lei”.

A ordem é o mais recente passo de Trump para refazer a burocracia federal, uma tarefa que ele colocou em grande parte nas mãos do bilionário da tecnologia Elon Musk e seu Departamento de Eficiência Governamental.

Até agora, o esforço do departamento produziu cortes potenciais de mais de 100.000 empregos na força de trabalho civil federal, que tem um total de 2,3 milhões de membros, além do congelamento de ajuda externa e do cancelamento de milhares de programas e contratos.

Musk postou no X em fevereiro que a VOA deveria ser fechada.

Alguns republicanos acusaram a Voice of America e outros veículos de mídia financiados publicamente de serem tendenciosos contra os conservadores. No mês passado, em uma publicação em sua plataforma de mídia social X, Musk pediu que a Voice of America e a Radio Free Europe/Radio Liberty fossem fechadas.

Em um discurso na Conferência de Ação Política Conservadora, Lake disse que, embora entendesse os apelos para desmantelar completamente a Voice of America, ela acreditava que o veículo poderia ser melhorado.

(Com Reuters)

Mercado

Anna Paulson Assumirá Presidência do Fed da Filadélfia em Meio a Desafios Econômicos e Políticos nos EUA

Anna Paulson, atual chefe de pesquisa do Fed de Chicago, foi escolhida para assumir a presidência do Federal Reserve da Filadélfia, informou o banco nesta quinta-feira. Paulson assumirá o cargo em 1º de julho, substituindo Patrick Harker, que se aposentará no final de junho. “Por duas décadas Anna demonstrou um forte compromisso com o duplo […]

Mercado

FMI Ressalta Necessidade de Acordo Comercial Justo entre EUA e China para Reduzir Incertezas Econômicas Globais

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, disse nesta quinta-feira que tanto os Estados Unidos quanto a China têm queixas comerciais, mas que é importante que as duas maiores economias do mundo reduzam a incerteza e cheguem a um acordo sobre um sistema comercial mais justo e baseado em regras. Georgieva, falando em um […]

Mercado

Proposta de Reforma do Setor Elétrico é Recebida com Cautela pela Indústria e Levanta Preocupações sobre Custos e “Jabutis” no Congresso

A proposta de reforma do setor elétrico apresentada pelo Ministério de Minas e Energia foi bem recebida por diferentes agentes e especialistas da área, que disseram ver como positivos os avanços principalmente para a liberalização de mercado a todos os consumidores e redução de custos da energia para famílias de baixa renda. Mas a proposta […]