Trump se reúne com executivos do setor petrolífero para discutir produção de energia - Investimentos e Notícias Trump se reúne com executivos do setor petrolífero para discutir produção de energia - Investimentos e Notícias
Mercado

Trump se reúne com executivos do setor petrolífero para discutir produção de energia

  • 19/03/2025 - 21h21
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 3 min de leitura

O presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu nesta quarta-feira altos executivos do setor petrolífero na Casa Branca, enquanto traçava planos para aumentar a produção doméstica de energia em meio à queda dos preços do petróleo e às iminentes guerras comerciais.

Foi a primeira reunião de Trump com líderes do setor de petróleo e gás desde que ele retornou à Casa Branca, em janeiro.

A discussão se concentrou em impulsionar o domínio energético norte-americano, em reformar o processo de licenciamento e em desenvolver a rede elétrica do país para competir com a China na área de inteligência artificial, disseram o secretário do Interior, Doug Burgum, e o secretário de Energia, Chris Wright, a repórteres após a reunião.

Esperava-se que os executivos expressassem preocupações sobre as tarifas de Trump e enfatizassem a visão da indústria de que preços mais altos do petróleo são necessários para ajudar a cumprir a promessa do republicano de aumentar a produção doméstica.

Burgum disse que “realmente não houve discussão sobre preço”, porque eles são estabelecidos pela oferta e demanda.

Wright afirmou que o “diálogo sobre tarifas ainda está em andamento”.

“Em última análise, toda a agenda econômica do presidente é reduzir os preços nos Estados Unidos e aumentar as oportunidades de emprego no país”, disse Wright.

Participantes da reunião

  • CEO da Hess Corp, John Hess
  • CEO da ExxonMobil, Darren Woods
  • CEO da Chevron, Mike Wirth
  • CEO da ConocoPhillips, Ryan Lance
  • CEO da Phillips 66, Mark Lashier
  • CEO da Marathon Petroleum, Maryann Mannen
  • Harold Hamm, fundador e CEO da Continental Resources

O presidente da API, Mike Sommers, disse em uma declaração que os líderes da indústria apreciaram a oportunidade de falar com Trump. Sommers não forneceu detalhes sobre o que ocorreu na reunião.

Trump e seus aliados assumiram o poder prometendo aumentar a já recorde produção de petróleo dos EUA em até 3 milhões de barris por dia, além de cortar os preços da energia para os norte-americanos afetados pela inflação, em parte revogando regulamentações ambientais e acelerando a concessão de licenças.

“A melhor maneira de manter a produção de petróleo e a independência energética é apoiar um preço mais alto do petróleo”, disse Ed Hirs, economista de energia da Universidade de Houston. “Perfurar não é o caminho a seguir”, acrescentou.

(Com Reuters)

Mercado

Trump Anuncia Pacote de Ajuda de US$12 Bilhões para Agricultores Americanos Afetados por Guerra Comercial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou nesta segunda-feira um pacote de ajuda de US$12 bilhões para os agricultores norte-americanos, o mais recente esforço do governo para apoiar uma importante fatia do eleitorado prejudicada pelas consequências financeiras de suas políticas comerciais. Grupos de agricultores e parlamentares republicanos de Estados agrícolas buscaram o auxílio, em […]