Mercado

Volkswagen e parceiros chineses consideram investimentos em fábricas na Alemanha

  • 28/01/2025 - 10h42
  • Atualizado 2 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

A Volkswagen e seus parceiros chineses têm discutido a possibilidade de eles investirem em fábricas na Alemanha, disse o presidente-executivo da empresa, Oliver Blume, nesta terça-feira.

Na semana passada, foi informado que investidores chineses estavam buscando comprar fábricas alemãs.

“Temos parcerias estreitas na China e, é claro, houve conversas, mas nenhuma decisão concreta”, disse Blume quando perguntado se ele considera a possibilidade de vender uma fábrica alemã a um investidor chinês.

A Volkswagen tem três parceiros de joint venture na China – SAIC, FAW e JAC – e possui uma participação na startup chinesa de veículos elétricos Xpeng, nenhum dos quais tem atualmente instalações de produção na Europa.

A Volkswagen está explorando usos alternativos para suas fábricas de Dresden e Osnabrueck, em uma iniciativa de corte de custos para reduzir suas operações na Alemanha.

A maior montadora da Europa, que possui marcas como Porsche, Audi e Skoda, tem sofrido uma queda nas vendas exacerbada pela crescente concorrência das montadoras chinesas.

Seus principais executivos queriam fechar várias fábricas, mas enfrentaram resistência dos sindicatos.

Até o momento, as montadoras chinesas têm demonstrado pouco interesse público em construir ou comprar fábricas na Alemanha, conhecida por seus altos custos de energia e mão de obra.

Mercado

Rejeição da Reforma Trabalhista no Senado Colombiano

Um comitê do Senado colombiano rejeitou nesta terça-feira uma reforma trabalhista promovida pelo presidente Gustavo Petro, marcando o mais recente revés nos esforços do líder esquerdista para aprovar a legislação econômica e social que ele prometeu durante a campanha. A reforma trabalhista era uma iniciativa fundamental para Petro, que diz ter um mandato dos eleitores […]

Mercado

Trump demite comissários democratas da FTC

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu dois comissários democratas da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) nesta terça-feira, em outro grande teste para a independência das agências reguladoras. Um funcionário da Casa Branca confirmou as demissões dos comissários democratas Alvaro Bedoya e Rebecca Kelly Slaughter depois que elas foram relatadas, […]

Mercado

Arezzo (AZZA3): Acionistas Negam Discussões de Cisão ou Venda de Participação

Os acionistas de referência da Azzas 2154, Alexandre Birman e Roberto Jatahy, informaram que não há, no momento, qualquer discussão em andamento sobre compra de participação ou sobre cisão ou segregação de negócios da companhia, disse a Azzas na noite desta terça-feira. Segundo fato relevante divulgado pela companhia ao mercado, ao serem indagados sobre notícias […]