A Volkswagen e seus parceiros chineses têm discutido a possibilidade de eles investirem em fábricas na Alemanha, disse o presidente-executivo da empresa, Oliver Blume, nesta terça-feira.
Na semana passada, foi informado que investidores chineses estavam buscando comprar fábricas alemãs.
“Temos parcerias estreitas na China e, é claro, houve conversas, mas nenhuma decisão concreta”, disse Blume quando perguntado se ele considera a possibilidade de vender uma fábrica alemã a um investidor chinês.
A Volkswagen tem três parceiros de joint venture na China – SAIC, FAW e JAC – e possui uma participação na startup chinesa de veículos elétricos Xpeng, nenhum dos quais tem atualmente instalações de produção na Europa.
A Volkswagen está explorando usos alternativos para suas fábricas de Dresden e Osnabrueck, em uma iniciativa de corte de custos para reduzir suas operações na Alemanha.
A maior montadora da Europa, que possui marcas como Porsche, Audi e Skoda, tem sofrido uma queda nas vendas exacerbada pela crescente concorrência das montadoras chinesas.
Seus principais executivos queriam fechar várias fábricas, mas enfrentaram resistência dos sindicatos.
Até o momento, as montadoras chinesas têm demonstrado pouco interesse público em construir ou comprar fábricas na Alemanha, conhecida por seus altos custos de energia e mão de obra.