Os 10 maiores produtores de vinho do mundo

  •  
Os 10 maiores produtores de vinho do mundo Foto: Divulgação Os 10 maiores produtores de vinho do mundo

Com o passar do tempo, cada vez mais lugares investem na produção de seus próprios vinhos. No entanto, existem 10 países que são pioneiros em produzir a bebida, e, hoje, são responsáveis pela produção e exportação de 90% de todo o vinho existente no mundo. Para saber mais, confira aqui quem são os maiores produtores:

1. França
O país é considerado precursor da produção vinícola. Os vinhos franceses tornaram-se tradição por todo o mundo e a região é tomada uma variedade climática que permite uma produção diversificada.

A cidade de Bordeaux, por exemplo, é uma das mais famosas com a produção de vinhos Chateaux tintos, encorpados e com um forte sabor. Há, também, a região da Borgonha, responsável por 82% do cultivo e produção dos Pinot Noir e Chardonnay, que são uvas utilizadas na produção de vinhos mais leves e sofisticados.

2. Itália
A região central da Itália, conhecida como Toscana, é também uma gigantesca produtora de excelentes vinhos, principalmente, dos vinhos brancos mais conhecidos entre os apreciadores, como Sauvignon Blanc e Chardonnay, por exemplo.

3. Espanha
O país possui a maior extensão de vinhedos do mundo e, também, é o maior cultivador da uva Tempranillo, que dá origem a vinhos de características variadas e com excelente qualidade.

4. Estados Unidos
O Estado da Califórnia é o maior produtor do país, afinal de contas, é responsável por cerca de 90% da produção de vinhos. Os principais cultivos dessa região são as uvas Chardonnay e Cabernet Sauvignon.

5. Argentina
Muito apreciada entre os brasileiros, a produção de vinhos argentinos cresceu muito ao longo dos últimos anos e o país tornou-se um dos maiores produtores do mundo. Entre os principais cultivos, se destacam o Malbec e o Chardonnay.

6. Austrália
A produção de vinhos australianos tem crescido rapidamente com a ajuda de equipamentos tecnológicos, utilizados desde o processo da colheita das uvas. Também é cultivadora do vinho Chardonnay, e grande parte da produção vinícola australiana é destinada à exportação. 

7. Alemanha
O destaque da região está na produção de vinhos brancos e aromáticos provenientes da uva Riesling. Grande parte dessas bebidas são exportadas para países como Espanha e Itália.

8. África do Sul
A África do Sul possui mais de 300 anos de tradição na produção de vinhos e é o único país do continente africano que os produz. Atualmente, é considerada a maior produtora de brandy do mundo, além de ser conhecida pelo cultivo de Chenin Blanc.

9. Chile
Os vinhos chilenos são muito consumidos no Brasil, afinal de contas, a produção da bebida por lá é muito variada e de excelente qualidade. Além do cultivo do Carménère, destaca-se a plantação de Chardonnay e Cabernet. Sauvignon. Veja aqui uma seleção especial de vinhos chilenos.

10. Portugal
O famoso vinho do Porto é uma das atrações do país. Os vinhos tintos da região do Alentejo, em Portugal, estão cada vez mais valorizados e prestigiados. Outro cultivo de destaque na região é o da uva Alvarinho.

(Redação - Agência IN)