Petz registra crescimento de 52,8% em receita bruta

  •  
Petz registra crescimento de 52,8% em receita bruta Foto: Divulgação

A Pet Center Comércio e Participações S.A. ("Petz" ou "Companhia"; B3: PETZ3), maior rede de petshops do país, divulgou o balanço do 1º trimestre de 2021.

 

Recorde em Digital - A receita bruta total registrada pela Petz no 1T21 foi de R﹩ 537,5 milhões, crescimento de 52,8% em relação ao alcançado no mesmo período do ano passado. Já o EBITDA ajustado foi de R﹩ 40,1 milhões, incremento de 36,3% sobre os R﹩ 29,4 milhões obtidos no mesmo período do ano anterior.

Destaque para as vendas digitais, que totalizaram R﹩155,5 milhões, um crescimento de 235,5% em relação ao 1º TRI de 2020, representando 28,9% da receita total (frente a 26,0% no 4º Tri de 2020 e 13,2% no 1º Tri de 2020), superando o percentual obtido nos últimos três meses de 2020 e se tornando melhor trimestre da história da Companhia neste canal de vendas.

Ainda nesse contexto, vale destacar que, ao longo do trimestre, a Petz apresentou o primeiro mês na história da Companhia com uma participação do Digital acima de 30%, impulsionado pelas medidas de isolamento mais severas nesse início de ano, mas que demonstra a robustez e escalabilidade da plataforma, modelo de negócio sustentável com foco em Customer Experience, além da manutenção de patamares saudáveis de rentabilidade.

As vendas digitais consideram as vendas Omnichannel que reúne os produtos comprados pelos canais digitais com retirada pelo cliente (pick up) na loja ou entrega em casa direto de uma loja (ship from store) e o e-commerce (compras feitas pelo site e aplicativo e entregues em casa a partir do centro de distribuição). Assim, o índice omnichannel (participação deste tipo de venda na receita bruta digital) atingiu 84,7%, contra 83,8% no 4º Tri de 2020 e 78,9% registrados no 1º Tri de 2020.

O grande destaque nos canais digitais foi o App da Petz, que teve um total de downloads no 1T21 superior ao segundo, terceiro e quarto colocados no setor Pet somados. Além disso, o App se manteve na liderança da categoria nos rankings das lojas da Google Play e Apple Store, com notas nos mais altos patamares. Com 790 mil usuários ativos (MAU - Monthly Active Users) e um crescimento nas vendas de mais de 375% a/a no 1T21, o App já representa aproximadamente 60% das vendas digitais da Petz. Por fim, depois de se tornar líder do setor ao longo de 2020, o site continua consolidando a sua posição de liderança e atingindo novos recordes com 7,3 milhões de acessos em março de 2021.

Recorde em novas lojas e entrada na região Norte - A Petz também bateu, ao final do 1º TRI de 2021, o seu próprio recorde em abertura de lojas para um período de 12 meses, com 31 novas unidades em 9 diferentes UFs, o que reforça a capacidade de execução do plano de abertura de lojas. Em abril, com a inauguração da loja em Palmas, capital do Tocantins, a Petz chegou a 139 lojas em 17 UFs e alcançou presença em todas as 5 regiões do País.

As vendas "mesmas lojas" ("same-store-sales" ou "SSS") cresceram 33,9% no 1T21, o que representa mais uma sólida performance.

Crescimento de Produtos e Serviços - O forte crescimento das receitas obtidas pela Petz no 1º TRI de 2021 teve grande contribuição do segmento de produtos (+55,1% em relação ao mesmo período do ano passado).

A Petz terminou o 1º TRI de 2021 com margem sobre o lucro bruto de 40%, 0,5 pontos percentuais acima da registrada ao final do mesmo período do ano anterior.

O segmento de serviços, fortemente atingido pelo fechamento dos Centros de Estética, em diversos meses da pandemia, também cresceu no primeiro trimestre de 2021 (+17,8% sobre o 1º TRI de 2020), revertendo o cenário de três trimestres seguidos de queda. O efeito do funcionamento intermitente dos Centros de Estética foi compensado pelo excelente desempenho de Seres, maior rede de centros veterinários do país.

O 1T21 terminou com 116 centros veterinários (ante os 95 existentes no 1T20), sendo 10 hospitais, 9 deles operando 24 horas por dia.

(Redação - Investimentos e Notícias)