Acordo de Minerais entre EUA e Ucrânia Pode Aliviar Tensões Políticas - Investimentos e Notícias Acordo de Minerais entre EUA e Ucrânia Pode Aliviar Tensões Políticas - Investimentos e Notícias
Política

Acordo de Minerais entre EUA e Ucrânia Pode Aliviar Tensões Políticas

  • 27/02/2025 - 19h06
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 3 min de leitura

Um importante acordo de minerais que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negociou com a Ucrânia pode aliviar as tensões entre Kiev e a Casa Branca e, ao mesmo tempo, reconquistar o apoio de republicanos no Congresso para uma nova rodada de auxílio ao país, devastado pela guerra.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, deve ir a Washington na sexta-feira para assinar o acordo com Trump, uma forma de, segundo o norte-americano, compensar o dinheiro norte-americano gasto para apoiar a Ucrânia.

Na terça-feira, Trump disse que Zelenskiy queria ir a Washington na sexta-feira para assinar um “acordo muito grande”. A negociação é crucial para os esforços ucranianos de obter um forte apoio de Trump, que tenta encerrar rapidamente a guerra por meio de negociações com a Rússia que, até aqui, excluíram Kiev.

Especialistas e parlamentares republicanos disseram que o sucesso das negociações podem aumentar as chances de os membros do partido — que controlam a Câmara dos Deputados e o Senado –concordarem com a aprovação do envio de mais ajuda para a Ucrânia.

O Parlamento já aprovou U$175 bilhões em auxílios desde a invasão russa, ocorrida há três anos, mas o último projeto de lei de financiamento é de abril, quando os democratas ainda controlavam o Senado e Joe Biden estava na Casa Branca.

Mesmo nessa época, republicanos do Congresso vinham apresentando lentidão com o andamento do projeto de lei sob pressão de Trump, cético em relação ao envio de mais ajuda militar para a Ucrânia, levando a atrasos na entrega de armas que colocaram as tropas ucranianas em desvantagem no campo de batalha.

O presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Mike Johnson, afirmou na semana passada que não havia “apetite” para outro projeto de lei de ajuda à Ucrânia, especialmente após Trump chamar Zelenskiy de ditador e alertar que ele deve agir rapidamente para obter a paz com a Rússia, ou corre o risco de perder seu país.

Os parlamentares democratas permaneceram ao lado de Zelenskiy. O deputado republicano Michael McCaul, um forte apoiador da Ucrânia, disse que um acordo de minerais tornaria mais fácil para os republicanos votarem a favor da ajuda: empresas norte-americanas ganhariam dinheiro e a Ucrânia lucraria com seus recursos minerais.

“Sim, concordo, especialmente se (o acordo) vier de Trump”, disse ele.

McCaul descreveu o pacto como uma “aliança econômica conjunta”. Nela, os EUA ajudariam a explorar os minerais essenciais da Ucrânia. “E então, obviamente, nossa indústria ganharia dinheiro. Eles ganhariam dinheiro, e então nós ajudamos a pagar pela guerra”.

(Com Reuters)

Política

EUA Agilizam Vistos para Torcedores da Copa do Mundo de 2026 com Sistema de Agendamento Prioritário

Os Estados Unidos agilizarão os vistos para visitantes estrangeiros com ingressos para os jogos da Copa do Mundo da Fifa que ocorrerão no próximo ano em 11 cidades norte-americanas, disse o presidente Donald Trump nesta segunda-feira. Washington criará um sistema de agendamento de entrevistas para obtenção de vistos que priorizará os torcedores estrangeiros que comparecerem […]