Agência da ONU continua operações em Gaza apesar de proibição israelense - Investimentos e Notícias Agência da ONU continua operações em Gaza apesar de proibição israelense - Investimentos e Notícias
Política

Agência da ONU continua operações em Gaza apesar de proibição israelense

  • 31/01/2025 - 18h26
  • Atualizado 3 meses atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

A agência palestina de ajuda humanitária da ONU disse que seu trabalho segue em andamento nesta sexta-feira nos territórios ocupados e em Gaza, apesar da proibição israelense que entrou em vigor na véspera e do que descreveu como hostilidade contra seus funcionários.

Uma lei israelense adotada em outubro proíbe operações da UNRWA em terras israelenses — incluindo Jerusalém Oriental, que foi anexada pelo país — e contato com autoridades de Israel desde o dia 30 de janeiro.

Reino Unido, França e Alemanha reiteraram nesta sexta-feira sua preocupação com a implementação da nova lei por Israel. Agências de ajuda humanitária dizem que a nova regra terá um enorme impacto na já devastada Faixa de Gaza, uma vez que funcionários e suprimentos passam por Israel para entrar no enclave.

“Continuamos a prestar serviços”, disse Juliette Touma, diretora de comunicações da UNRWA, em uma coletiva de imprensa realizada em Genebra.

“Em Gaza, a UNRWA continua a ser a espinha dorsal da resposta humanitária internacional. Seguimos com pessoal em Gaza e continuamos levando caminhões de suprimentos básicos.”

Segundo ela, qualquer interrupção no trabalho colocaria em risco o acordo de cessar-fogo que pausou a guerra entre Israel e o Hamas.

“Se a UNRWA não tiver permissão para continuar trazendo e distribuindo suprimentos, o destino desse frágil cessar-fogo estará em risco e em perigo”, acrescentou.

Dezenas de milhares de refugiados palestinos que vivem em Jerusalém Oriental ocupada — cuja anexação por Israel não é reconhecida internacionalmente — também recebem ajuda com educação, assistência médica e outros serviços providenciados pela UNRWA.

Touma disse que sua equipe palestina na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental está com dificuldades e citou exemplos, como apedrejamentos e ataques a postos de controle, além de protestos em suas instalações, culpando “extremistas israelenses”.

“Eles enfrentam um ambiente excepcionalmente hostil, enquanto segue uma feroz campanha de desinformação contra a UNRWA”, contou.

Na quinta-feira, manifestantes israelenses vandalizaram uma placa da ONU em frente a um de seus complexos, pichando-a com spray uma estrela de Davi azul, mostraram imagens que Touma compartilhou.

Os funcionários internacionais já deixaram os locais depois que seus vistos expiraram, acrescentou a diretora. A agência afirma que mais de 270 de seus funcionários foram mortos na guerra de 15 meses em Gaza e pede investigações.

Israel vem criticando a UNRWA e alega que sua equipe esteve envolvida nos ataques de 7 de outubro de 2023, que desencadearam a guerra na Faixa de Gaza. A ONU afirmou que nove funcionários da UNRWA podem ter envolvimento. Eles foram demitidos.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, disse que Israel está comprometido em facilitar a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, acrescentando que o auxílio seja repassado por outras agências e ONGs internacionais.

“Ajuda humanitária não significa UNRWA, e aqueles que desejam apoiar os esforços de ajuda humanitária na Faixa de Gaza devem investir seus recursos em organizações alternativas à UNRWA”, disse ele em comunicado.

Política

Rússia Adverte Alemanha sobre Consequências do Uso de Mísseis Taurus no Conflito com a Ucrânia

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse nesta quinta-feira que o uso de mísseis Taurus para atingir infraestruturas críticas russas seria considerado uma participação direta da Alemanha no conflito do país com a Ucrânia. O próximo chanceler alemão, Friedrich Merz, disse que apoia o fornecimento de mísseis de cruzeiro de […]

Política

Jair Bolsonaro Apresenta Melhora Clínica Após Cirurgia de Desobstrução Intestinal em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou melhora em seus exames laboratoriais, embora siga sem previsão de receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, onde passou no último domingo por uma cirurgia de cerca de 12 horas para desobstrução intestinal, disse boletim médico divulgado nesta quinta-feira. De acordo com o […]