Aprovação de Lula Ultrapassa Desaprovação em Meio a Conflito com Trump e Sanções dos EUA - Investimentos e Notícias Aprovação de Lula Ultrapassa Desaprovação em Meio a Conflito com Trump e Sanções dos EUA - Investimentos e Notícias
Política

Aprovação de Lula Ultrapassa Desaprovação em Meio a Conflito com Trump e Sanções dos EUA

  • 31/07/2025 - 12h05
  • Atualizado 4 meses atrás
  • 2 min de leitura

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva superou a desaprovação pela primeira vez em nove meses, mostrou uma pesquisa nesta quinta-feira, tendo como pano de fundo uma crescente disputa com os Estados Unidos.

No início de julho, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que aplicaria tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras ao país para combater o que ele chamou de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Essas tarifas foram formalizadas na quinta-feira, embora com algumas isenções em setores importantes. O governo Trump também impôs sanções e restrições de visto ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do processo em que Bolsonaro é réu acusado de tentativa de golpe de Estado.

O governo Lula reagiu, chamando Trump de “imperador” indesejado e as sanções de “inaceitáveis”.

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg mostrou 50,2% de aprovação do desempenho de Lula, acima dos 49,7% da pesquisa anterior, realizada há duas semanas, e marcando a primeira vez que ele obteve mais aprovação do que desaprovação desde outubro.

A nova pesquisa aumenta as evidências de que as táticas de Trump podem estar saindo pela culatra no Brasil, angariando o apoio do público ao governo.

A proporção de entrevistados que consideram o governo de Lula bom ou ótimo também melhorou, agora em 46,6% de 43,4%, embora isso ainda esteja abaixo dos 48,2% que o consideram ruim ou péssimo agora, ante 49,4% na pesquisa anterior.

Resultados da pesquisa

  • Se uma repetição da eleição presidencial de 2022 no Brasil fosse realizada nesta semana, 47,8% dos entrevistados votariam em Lula, contra 44,4% na pesquisa anterior, e 44,2% em Bolsonaro, ante 46%.
  • Apesar de estar impedido de ocupar cargos públicos até 2030, Bolsonaro insiste que pode concorrer novamente, enquanto Lula deu a entender que pretende concorrer à reeleição.

A pesquisa entrevistou 7.334 brasileiros adultos on-line entre 25 e 28 de julho. A pesquisa tem uma margem de erro de mais ou menos 1 ponto percentual.

(Com Reuters)

Política

EUA Agilizam Vistos para Torcedores da Copa do Mundo de 2026 com Sistema de Agendamento Prioritário

Os Estados Unidos agilizarão os vistos para visitantes estrangeiros com ingressos para os jogos da Copa do Mundo da Fifa que ocorrerão no próximo ano em 11 cidades norte-americanas, disse o presidente Donald Trump nesta segunda-feira. Washington criará um sistema de agendamento de entrevistas para obtenção de vistos que priorizará os torcedores estrangeiros que comparecerem […]