Ataques Aéreos Israelenses em Gaza Resultam em Mais de 400 Mortes - Investimentos e Notícias Ataques Aéreos Israelenses em Gaza Resultam em Mais de 400 Mortes - Investimentos e Notícias
Política

Ataques Aéreos Israelenses em Gaza Resultam em Mais de 400 Mortes

  • 18/03/2025 - 19h26
  • Atualizado 4 semanas atrás
  • 3 min de leitura

Ataques aéreos israelenses atingiram Gaza e mataram mais de 400 pessoas nesta terça-feira, segundo autoridades de saúde palestinas, interrompendo quase dois meses de relativa calma desde o início de um cessar-fogo, enquanto Israel advertia que o ataque era “apenas o começo”.

Israel e o grupo militante palestino Hamas se acusaram mutuamente de violar a trégua. Ela foi amplamente mantida desde janeiro e ofereceu um alívio da guerra para os 2,3 milhões de habitantes de Gaza, que foi reduzida a escombros.

O Hamas, que ainda mantém 59 dos cerca de 250 reféns que, segundo Israel, o grupo capturou em seu ataque de 7 de outubro de 2023, acusou Israel de prejudicar os esforços dos mediadores para negociar um acordo permanente para pôr fim aos combates, mas o grupo não fez nenhuma ameaça de retaliação.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que ordenou os ataques porque o Hamas havia rejeitado propostas para garantir a extensão do cessar-fogo.

Netanyahu pediu aos habitantes de Gaza que saíssem do caminho do perigo e se mudassem para áreas mais seguras, culpando o Hamas por todas as mortes de civis.

“De agora em diante, Israel agirá contra o Hamas com força crescente. E, de agora em diante, as negociações só ocorrerão sob fogo”, disse ele, falando da base militar de Kirya, em Tel Aviv.

“O Hamas já sentiu o golpe de nosso braço nas últimas 24 horas. E eu quero lhes assegurar: Isso é apenas o começo.”

Os ataques atingiram casas e acampamentos de tendas do norte ao sul da Faixa de Gaza. Testemunhas disseram que um avião israelense disparou mísseis contra a Cidade de Gaza no final da terça-feira.

Tanques israelenses bombardearam do outro lado da fronteira, segundo testemunhas. As autoridades de saúde palestinas disseram que 408 pessoas foram mortas em um dos maiores números de um único dia desde o início da guerra.

“Foi uma noite de inferno. Parecia os primeiros dias da guerra”, disse Rabiha Jamal, 65 anos, mãe de cinco filhos, da Cidade de Gaza.

O Egito e o Catar, mediadores do acordo de cessar-fogo juntamente com os EUA, condenaram o ataque israelense, enquanto a União Europeia disse em um comunicado que lamentava a quebra do cessar-fogo.

O coordenador de ajuda emergencial da ONU, Tom Fletcher, disse que os “ganhos modestos” obtidos durante o cessar-fogo foram destruídos.

Israel tem impedido o fornecimento de ajuda a Gaza por mais de duas semanas, agravando a crise humanitária.

No entanto, Dorothy Shea, embaixadora interina dos EUA na Organização das Nações Unidas, disse que a culpa pela retomada das hostilidades em Gaza “recai exclusivamente sobre o Hamas” e expressou apoio a Israel em suas próximas medidas.

“O Hamas poderia ter libertado reféns para estender o cessar-fogo, mas, em vez disso, optou pela recusa e pela guerra”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Brian Hughes.

(Com Reuters)

Política

Rússia Adverte Alemanha sobre Consequências do Uso de Mísseis Taurus no Conflito com a Ucrânia

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse nesta quinta-feira que o uso de mísseis Taurus para atingir infraestruturas críticas russas seria considerado uma participação direta da Alemanha no conflito do país com a Ucrânia. O próximo chanceler alemão, Friedrich Merz, disse que apoia o fornecimento de mísseis de cruzeiro de […]

Política

Jair Bolsonaro Apresenta Melhora Clínica Após Cirurgia de Desobstrução Intestinal em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou melhora em seus exames laboratoriais, embora siga sem previsão de receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, onde passou no último domingo por uma cirurgia de cerca de 12 horas para desobstrução intestinal, disse boletim médico divulgado nesta quinta-feira. De acordo com o […]